Medo nos terminais

Quem anda de ônibus em São Paulo muitas vezes é obrigado a conviver com superlotação, atrasos, veículos velhos e motoristas imprudentes.

Alguns passageiros, principalmente na periferia, também enfrentam uma onda de assaltos nos pontos. No final da madrugada, gangues promovem arrastões para levar celulares e carteiras.

A falta de segurança, ao que parece, chegou aos terminais. O Vigilante Agora visitou dez deles na semana passada, dois por região da cidade. De modo geral, a impressão é de que há poucos vigias e uma iluminação insuficiente.

A situação mais preocupante é no Terminal Vila Nova Cachoeirinha (zona norte). A reportagem encontrou três pessoas que disseram ter sido vítimas de ladrões. Uma delas era um cobrador, que flagrou um "passageiro" limpando o caixa --o homem acabou fugindo. Já uma dona de casa conta que teve o celular roubado dentro do coletivo.

Em Santana, também na zona norte, houve recentemente um assalto no banheiro. Também há queixas nos acessos e no entorno dos terminais, com a presença de usuários de drogas.

Ligada à gestão Bruno Covas (PSDB), a SPTrans diz que não recebeu nenhuma denúncia de roubo no terminal Cachoeirinha e que o espaço "passa por manutenções preventivas e corretivas". O Metrô, responsável por alguns espaços, destaca "rigoroso plano de segurança".

A licitação para reorganizar o sistema de ônibus na capital se arrasta desde 2013. Ela prevê conceder a operação e manutenção dos terminais à iniciativa privada. Pode até ser uma solução. Mas, enquanto isso, quanto tempo mais será necessário para que os passageiros se sintam realmente seguros nos coletivos?

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.