Atenção com os pedestres

A hora do almoço é o momento de pôr o pé na rua. Não só o pé, mas a bicicleta, o carro ou a patinete. E quem faz isso, no final das contas, é uma multidão de 5,2 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. 

0
Pedestres atravessam a rua Xavier de Toledo, no centro de São Paulo. Deslocamentos ao meio-dia disparam na cidade - Eduardo Knapp - 26.jun19/Folhapress

Toda essa movimentação foi identificada pelo Metrô na pesquisa Origem e Destino, realizada de dez em dez anos. E ela traz novidades desta vez. 

Antes, em 2007, mais moradores começavam as suas viagens no início da manhã. Uma década depois, o maior número passou a ser visto ao meio-dia. 

A mudança merece atenção principalmente dos prefeitos da capital paulista e de cidades vizinhas. Nesse horário, pouco mais da metade desse vaivém é feito a pé. E aí aparecem as dores de cabeça que pedestres enfrentam. 

Se andar em calçadas vazias às vezes pode lembrar uma corrida de obstáculos, com elas cheias a dificuldade da prova dobra. Um dos problemas é a largura. Em algumas delas, simplesmente não cabe o mar de gente, e o que resta é se arriscar no asfalto mesmo. 

Ao competir com motoristas pelo espaço, quem prefere a sola do sapato corre o risco de ser atropelado.

Já os donos de carros tiram o pé do acelerador e fazem desvios para não atingir ninguém. 

Com essa disputa por espaço, as prefeituras, é claro, precisam se mexer. Um primeiro passo é avaliar se algumas calçadas não merecem uma boa reforma. Outra providência óbvia é regular semáforos e dar mais tempo para as pessoas cruzarem a rua sem chegar ao outro lado com a língua de fora. 

E quanto aos motoristas? Bem, apesar de eles serem muitos, é mais racional hoje dar mais atenção à segurança e à mobilidade dos pedestres.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.