Ligações perigosas

Família Bolsonaro vive situação incômoda com revelações

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e membros da sua família vivem situação incômoda, agravada nos últimos dias após um conjunto de revelações.

O presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia de assinatura de decreto de gratuidade de Publicação no Diário Oficial da União - Pedro Ladeira/Folhapress

Primeiro foi o PM aposentado Fabrício Queiroz, flagrado em uma conversa estranha. No áudio, o amigo de longa data da família refere-se a uma investigação no Ministério Público (MP) como uma ameaça “do tamanho de um cometa”.

Queiroz e o senador Flávio Bolsonaro estão sob a mira do MP por um suposto esquema de “rachadinha” —quando funcionários do gabinete entregam parte de seus salários ao parlamentar.

O ex-assessor diz ainda na gravação que chegou a discutir com Bolsonaro a demissão de uma funcionária fantasma. A biografia de Queiroz contribui para reforçar as suspeitas de conexão entre a família Bolsonaro e as milícias cariocas.

Esses laços nebulosos provocam aflição após novos detalhes da investigação da morte da vereadora Marielle Franco. O principal suspeito, Ronnie Lessa, reuniu-se com outro acusado, o também ex-PM Élcio Queiroz, no condomínio onde o presidente tem casa, no Rio.

O encontro teria ocorrido no dia do crime: 14 de março de 2018. Segundo um porteiro, Élcio disse que iria à casa do então deputado Jair Bolsonaro —que, no entanto, estava em Brasília, de acordo com registros da Câmara dos Deputados.

O presidente negou enfaticamente qualquer relação com o crime. O próprio MP, inclusive, já afirmou que o porteiro deu uma informação falsa, incompatível “com a prova técnica”. 

O país, porém, aguarda há muito tempo esclarecimentos tanto da morte de Marielle quanto sobre os rolos de Queiroz. Essas investigações precisam avançar, não importam a quem atinja.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.