Bolsonaro isolado

O presidente Jair Bolsonaro parece ter criado a sua própria quarentena. Desde que assumiu o cargo, isolou-se da sabedoria, da liderança, da ciência, do bom senso e da boa prática política.

A atitude estúpida de encontrar seus apoiadores radicais neste domingo (15), em Brasília, indica que o país não contará com o seu líder máximo no combate ao coronavírus, uma causa urgente.

Pelo contrário, o presidente ameaça ser um obstáculo ao imenso trabalho para reduzir o impacto que a doença causará no sistema de saúde, no bem-estar de milhões de brasileiros e na economia.

O melhor, portanto, é deixá-lo isolado no Planalto, falando e fazendo asneiras sozinho, enquanto os capacitados se incumbem dessa tarefa monumental.

Os ministros ainda lúcidos, como o da Saúde e o da Economia, podem articular-se diretamente com os presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo, bem como com os governadores dos estados.

O presidente não faria mal em delegar a uma autoridade nacional o enfrentamento da epidemia e de suas consequências, assim como ocorreu com o racionamento de energia em 2001.

De um jeito ou de outro, informações e decisões devem ser ancoradas em evidências, de forma técnica e com respeito à população. Com boa parte dos trabalhadores vivendo de bico (sem falar dos desempregados), milhões poderão até ficar sem ter o que comer. Para esses brasileiros, o socorro é prioritário.

Diante desse desafio, cujo sucesso será avaliado em vidas e empregos poupados, seria desperdício de tempo preocupar-se com as bizarrices de Bolsonaro. Que permaneça em seu confinamento particular até que a crise esteja superada. Todos terão a ganhar.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores na frente do Palácio do Planalto, ao final da manifestação em favor do seu governo, feita na manhã de domingo (15) - Pedro Ladeira/Folhapress

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.