Telemedicina contra o vírus

Nada como uma emergência gravíssima como a pandemia do novo coronavírus para vencer a resistência de parte da classe médica brasileira à ampliação do uso da telemedicina.

Entre outras facilidades, a tecnologia permite a interpretação de exames, laudos e até diagnósticos a distância, sem a necessidade da presença do paciente.

No caso da Covid-19, o isolamento social é fundamental para evitar o colapso dos serviços de saúde. No entanto, contatos pessoais dispensáveis entre médicos e pacientes continuam a ocorrer.

A desinformação impulsiona a propagação do vírus. Pessoas com sintomas leves, e até mesmo sem eles, correm às unidades de saúde em busca de orientação que, na verdade, poderia (e deveria) ser fornecida por telefone ou aplicativos de mensagens. Evitaria-se, assim, o risco de infecções nos hospitais.

Neste contexto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) acertou a autorizar na quinta-feira (19), ainda que em caráter excepcional, o uso da telemedicina enquanto durar a pandemia. O CFM vinha sendo pressionado a regulamentá-la desde a chegada da Covid-19.

Em ofício encaminhado ao Ministério da Saúde, o órgão libera o uso da tecnologia para algumas situações. Entre elas, a possibilidade de troca de informações entre médicos para auxílio no diagnóstico e o telemonitoramento de pacientes.

Ainda que providencial, a medida também poderia atingir a chamada teleconsulta. Em quadros virais, por exemplo, o médico poderia fazer o diagnóstico e prescrever a receita a distância.

Neste momento grave, em que também é decisivo proteger os profissionais da saúde do contágio da doença, medidas como essa podem salvar vidas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.