Bolsonaro infectado

São Paulo

Nas últimas 24 horas, 48.584 brasileiros se somaram a um exército de 1,6 milhão de pessoas que tiveram sua infecção pelo coronavírus confirmada no país. Um deles é o presidente Jair Bolsonaro, conforme o próprio revelou em entrevista na tarde da terça-feira (7).

Após a entrevista em que revelou estar com a Covid-19, Bolsonaro retirou a máscara para mostrar aos repórteres que estava bem
Após a entrevista em que revelou estar com a Covid-19, Bolsonaro retirou a máscara para mostrar aos repórteres que estava bem - TV Brasil via Reuters TV

Nenhum outro paciente terá sido tão simbólico na maior pandemia a assolar o Brasil em um século. O mesmo Bolsonaro que exibia o resultado positivo de seu exame foi o que adotou a ridicularização da Covid-19 como política de governo.

Ele anunciou sua condição numa entrevista —louvável pela transparência e rapidez com que veio a público— em que voltou a menosprezar os cuidados consigo e com os que o cercam. Aproveitou para tomar um remédio sem eficácia comprovada e citar dados sem base. Falou sem máscara, em outro mau exemplo.

É irresistível ler a infecção do mandatário do país como um planetário “eu avisei”, tantos foram os alertas da Organização Mundial da Saúde, os bons exemplos de outros países e as chances de adotar práticas respaldadas pela ciência.

No Brasil, a maioria dos governadores e prefeitos faz sua parte para tentar controlar a pandemia com maior ou menos sucesso, tendo de lutar não só com a imprevisibilidade de uma doença nova mas também com a falta de apoio do Planalto, a dificuldade de interlocução federal e, há inacreditáveis 53 dias, a ausência de ministro da Saúde.

Este jornal torce pela pronta recuperação de Jair Bolsonaro. Deseja também que, assim como ocorreu com o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, depois de infectado, o presidente mude de atitude em relação à maior crise sanitária enfrentada pelo Brasil em várias gerações.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.