O novo Bolsonaro

Já faz mais de um mês que o presidente Jair Bolsonaro mudou de comportamento, em boa parte por estar preocupado com as investigações que envolvem sua família e seus apoiadores.

O presidente Jair Bolsonaro cumprimenta e conversa com apoiadores no jardim do Palácio da Alvorada após ter testado positivo novamente para o COVID-19 - Pedro Ladeira - 22.jul.2020/Folhapress

Parou de incentivar manifestações antidemocráticas, de brigar com a imprensa e atacar outros Poderes. Ainda mantém atitudes irresponsáveis na gestão da Covid-19 e chegou ao ridículo de aparecer em fotos mostrando cloroquina a uma ema —mas em geral está pacífico.

Essa guinada parece estar chegando à estratégia política do governo também. Bolsonaro, afinal, precisa reverter a alta de sua reprovação, evitar um processo de impeachment e chegar a 2022 com chances de disputar a reeleição.

O primeiro passo foi deixar para lá a conversa contra a “velha política” e tratar de distribuir cargos para a turma do centrão —aqueles políticos que topam apoiar qualquer presidente, mas não querem saber de confusão.

Por esse motivo, os bolsonaristas mais exaltados perderam poder ou, como o ex-ministro Abraham Weintraub (Educação), foram afastados. Os militares do primeiro escalão devem ir passando para a reserva, como aconteceu com o general Luiz Eduardo Ramos, da Secretaria de Governo. É o certo a fazer.

O que Bolsonaro e seu governo não têm é um plano claro de governo e capacidade de aprovar projetos importantes no Congresso. A aposta principal agora é o tal Renda Brasil, que está sendo apresentado como uma versão ampliada do Bolsa Família —que poderia agradar à maioria pobre do eleitorado.

Vive-se, pelo menos, um período mais sossegado em Brasília. Resta saber se o presidente vai conseguir passar muito tempo sem criar uma nova crise.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.