Sem tempo a perder

A evasão escolar sempre foi grave no ensino médio do país e tende a piorar com a Covid-19. Antes da pandemia, 1 em cada 4 estudantes da rede estadual paulista abandonava os estudos. Agora, estima-se que a taxa vá subir para 1 em cada 3 alunos, devido à perda de renda familiar.

Enquanto o governo federal não faz nada, os sistemas estaduais de ensino trabalham para evitar o pior.

Nos últimos anos, legisladores tentaram tornar o currículo mais útil e interessante aos estudantes, por meio de soluções como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que permitiu a flexibilização das disciplinas e da grade curricular.

Escola Estadual Brigadeiro Gavião Peixoto, em Perus (zona norte da capital paulista), está temporariamente fechada por causa do novo coronavírus - Adriano Vizoni - 1.jul20/Folhapress

Houve ainda a reforma do ensino médio de 2017, que determinou o oferecimento de cinco itinerários formativos: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica.

O estado de São Paulo sai na frente com a reformulação. Seu Conselho de Educação aprovou que, começando em 2021, os alunos de ensino médio possam escolher entre 12 trajetos de curso, incluindo 6 itinerários integrados (como ciências humanas e linguagens).

A Secretaria de Educação diz que o novo sistema será efetivado aos poucos. Cada escola terá de manter ao menos dois itinerários, e os estudantes poderão cursar matérias em mais de uma escola.

O governo promete ainda aumentar a variedade de cursos técnicos, preferidos por 70% dos alunos que estudam de noite. É o rumo certo para reter na escola quem já trabalha e quer oportunidades no futuro.

Pernambuco, Minas Gerais, Paraíba e Mato Grosso do Sul devem adotar novos currículos até o final deste ano. É um sinal promissor de que a sociedade não aceitará a negligência vergonhosa do MEC e a paralisia federal diante da pandemia.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.