Descrição de chapéu Opinião

Luís Marcelo Castro: Por toda a eternidade

No último domingo, o Racing conquistou o caneco da Superliga Argentina, o segundo nesta década —havia levado o último Nacional em 2014— e o 18º em sua história. Porém, o que mais chamou a atenção na festa da conquista foi o torcedor Gabriel Aranda, que desfilou com o crânio do avô no Obelisco, na feira de San Telmo, nos cafés do centro e em outras localidades de Buenos Aires (ARG).

“Trouxe o meu avô, Valentín. Tirei ele do túmulo durante todo o tempo em que o Racing esteve jogando. É um amuleto. Ele ficaria orgulhoso”, comentou o torcedor, que herdou o fanatismo dos antepassados pelo clube de Avellaneda.

Gabriel Aranda, torcedor do Racing, comemora título argentino do clube com o crânio do avô
Gabriel Aranda, torcedor do Racing, comemora título argentino do clube com o crânio do avô - Reprodução/Twitter

Há oito anos, na Colômbia, o Deportivo Cúcuta ficou mais conhecido por uma ousada ação de sua torcida organizada do que pelo futebol apresentado. Torcedores driblaram a segurança do estádio e entraram no setor de arquibancada, durante o jogo, carregando o caixão de um adolescente apaixonado pelo time, que havia sido assassinado na véspera. Segundo os amigos, aquele teria sido o seu último pedido.

É normal observarmos caixões cobertos com a bandeira do clube para o qual o recém-falecido dedicou fidelidade e fortes emoções em vida. Algumas funerárias até oferecem a morada eterna de madeira com as cores e o escudo do time.

Sempre disse que, quando a minha hora chegar (espero que não tão cedo), gostaria de ser cremado e que minhas cinzas, em vez de poluir o rio Piracicaba ou sujar algum turista nas ruínas de Machu Picchu, fossem enterradas no pé de uma das traves do estádio Barão de Serra Negra, onde muito torci, vibrei, xinguei e chorei com o XV.

Diferentemente de todo o resto, no mundo do futebol, nem a morte é capaz de separar o clube de seu devotado torcedor.

Torcedores do Deportivo Cúcuta carregam caixão no estádio General Santander durante jogo da equipe
Torcedores do Deportivo Cúcuta carregam caixão no estádio General Santander durante jogo da equipe - 27.mar.11/La Opinion/AFP
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.