Descrição de chapéu Opinião

Luís Marcelo Castro: Boa sorte, profexô!

“Guardiola é mais marketing do que técnico”. “Eles jogam de maneira irresponsável, mas com responsabilidade”. “Não gostei dele [árbitro] me paquerando o jogo todo”. “A federação tinha que levar porrada”. Em um universo cada vez mais fechado e dominado pelo media training —que torna as raras entrevistas com jogadores pouco atraentes e muito repetitivas—, faz falta no futebol nomes como o de Vanderlei Luxemburgo.

Tão folclórico quanto carismático, o “profexô”, como é conhecido, assumirá o Vasco neste domingo (19), diante do Avaí, após 500 dias parado, com a dura missão de impedir que a nau portuguesa naufrague rumo à Série B do Brasileiro.

Vanderlei Luxemburgo é apresentado como novo técnico do Vasco
Vanderlei Luxemburgo é apresentado como novo técnico do Vasco - Felipe Moreno - 8.mai.19/MoWa Press

“Continua apontado para o céu”, brincou, em sua chegada ao Cruzmaltino, ao ser questionado sobre seus 67 anos, ressaltando que não estava velho nem ultrapassado.

O técnico garantiu ter se atualizado no período em que esteve afastado dos gramados e até virou youtuber, comentando futebol na internet. O lado empresarial também aflorou. Luxa só não fez sua estreia na goleada sofrida para o Santos por causa de um compromisso inadiável: o lançamento de sua própria cachaça, que parece ser da boa.

Com amplo repertório de polêmicas e sempre com a língua afiada, Luxemburgo desperta amor e ódio em torcedores, jogadores, jornalistas e árbitros. Já partiu para cima de um gandula em um Gre-Nal, colou um esparadrapo na boca após ser suspenso, no Flamengo, e deu uma fralda para o novato Gladstone, jogado na fogueira no duelo da taça do Cruzeiro no Brasileiro de 2003: “E aí? Vai ser campeão ou vai se borrar todo?”, perguntou.

O treinador bateu de frente com ídolos como Romário, Edmundo e Marcelinho, que ainda o cobra na Justiça por ter sido chamado de “moleque” e “safado” na TV, e até discutiu com o presidente do Real Madrid em um saguão de hotel.

Apesar do ego inflado e de tantos problemas dentro e fora dos gramados, é bom ver Luxa de volta para animar o coreto.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.