Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Uruguai de Suárez dá vexame e Peru avança nos pênaltis

São Paulo

Glu, glu, glu, abram asas pro peru... Alô, povão, agora é fé! A zebra travestida de Peru pastou no "gramado" da Fonte Nova e despachou o decepcionante Uruguai nas penalidades após segurar o 0 a 0. O jogo foi de domínio estéril uruguaio. Guerrero, coitado, quase não foi acionado e, quando teve uma chance de finalizar, já no final da primeira etapa, Giménez se antecipou travando a oportunidade. 

Jogadores peruanos comemoram a classificação para as semifinais da Copa América após bater o Uruguai nos pênaltis
Jogadores peruanos comemoram a classificação para as semifinais da Copa América após bater o Uruguai nos pênaltis - Raul Arboleda/AFP

Já os uruguaios Cavani e Suárez tiveram suas chances, mas ora pararam nas ótimas atuações dos bandeirinhas, ora no lixo do VAR, ora no goleiro Gallese (o mesmo que enterrou a equipe e engoliu dois glu-glus na piaba de 5 a 0 sofrida do Brasil).

Apesar de o 0 a 0 ser melhor para o Peru, o Uruguai também voltou sem alterações para o segundo tempo e só mexeu, com Torreira no lugar de Nández, aos 11 minutos. E, na sequência, Godín, sozinho, zagueirou e perdeu grande oportunidade. 

O Uruguai continuou pressionando e, com Cavani e Suárez, em impedimento, chegou a ir à rede duas vezes, mas ambos os gols foram bem anulados pelo bandeirinha (decisões, com irritante demora, reiteradas pelo patético circo eletrônico) e a decisão foi para as penalidades.

O Uruguai, que empatou com o sub-23 do Japão no apito na fase de grupos, voltou a atuar mal e fez o seu pior jogo na competição. Já o Peru de Gareca, apesar de não fazer nada ofensivamente na pelada na Bahia, teve o mérito de se organizar no sistema defensivo após o massacre sofrido contra o Brasil.

Como a bola uruguaia demorou para entrar até nas penalidades, deu Peru! Suárez parou em Gallese na primeira cobrança. Aí vieram acertos consecutivos (Guerrero, Cavani, Ruidíaz, Stuani, Yotún, Bentancur, Advíncula, Torreira e Flores) e a classificação peruana.

Que vexame, Uruguai!

Peru e Chile decidem um finalista!

Eduardo Galeano: "A memória guardará o que valer a pena. A memória sabe de mim mais que eu; e ela não perde o que merece ser salvo". 

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.