Paraguai na mira do Brasil nas quartas de final da Copa América

Passando pelos rivais, time de Tite poderá enfrentar a Argentina na semifinal

São Paulo

A seleção brasileira conheceu na noite desta segunda-feira (24) seu adversário das quartas de final da Copa América. Será o Paraguai, beneficiado pelo empate por 1 a 1 entre Equador e Japão, que eliminou ambos do campeonato.

A equipe do técnico Tite enfrentará os paraguaios na quinta-feira (27), na Arena do Grêmio, às 21h30.

Apesar de ainda não ter vencido nesta edição da competição --dois empates e uma derrota, somando apenas dois pontos--, o Paraguai foi o responsável por duas eliminações do time brasileiro na Copa América só nesta década.

O zagueiro e capitão Gustavo Gómez, um dos destaques do Paraguai na Copa América
O zagueiro e capitão Gustavo Gómez, um dos destaques do Paraguai na Copa América - Do Twitter @albirroja

Em 2011, no torneio realizado na Argentina, eliminou a seleção brasileira nos pênaltis após empate sem gols, pelas quartas de final. Depois do domínio brasileiro no tempo normal, sem conseguir marcar gols, a partida foi para as penalidades e o time de Mano Menezes errou as quatro cobranças que fez, com Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred. Assim, os rivais venceram por 2 a 0 e passaram.

Quatro anos depois, no Chile, os paraguaios venceram novamente nas penalidades depois de empate por 1 a 1 no tempo normal, também pela fase de quartas de final. 

Nessa oportunidade, com Dunga no comando, a equipe canarinho tinha vários jogadores presentes na atual seleção: Daniel Alves, Miranda, Thiago Silva, Filipe Luís, Fernandinho, Philippe Coutinho, no time titular, além de Marquinhos, Casemiro, Willian e Firmino.

No entanto, nas cobranças, Éverton Ribeiro e Douglas Costa erraram seus chutes e o Brasil voltou a cair para o rival, por 4 a 3.

Equador e Japão, que ficaram no 1 a 1 e garantiram o Paraguai no mata-mata, registraram o pior público desta Copa América: 9.729 espectadores, sendo 2.106 deles não pagantes.

Argentina no caminho

De acordo com a chave das quartas de final, se o Brasil passar pelo Paraguai poderá fazer um clássico semifinal contra a Argentina.

Os hermanos encaram nesta fase a Venezuela, segunda do grupo brasileiro, na próxima sexta-feira, às 16h, no Maracanã.

Do outro lado da chave estão os confrontos entre a Colômbia, única equipe 100% no torneio, e o Chile, também na sexta, às 20h, no Itaquerão. O vencedor deste duelo enfrentará na semifinal o vencedor de Uruguai e Peru, sábado, às 16h, na Arena Fonte Nova.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.