Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Ensaio sobre o Dérbi

São Paulo

Clássico são os outros. "Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos." José Saramago nem sabia, mas descreveu Corinthians e Palmeiras. O Dérbi é espiritual. "Fisicamente, habitamos um espaço, mas, sentimentalmente, somos habitados por uma memória". Amanhã tem mais um capítulo para a história.

Corinthians e Palmeiras. Diferentes de sentimentos tão iguais. "É preciso sair da ilha para ver a ilha. Não nos vemos se não nos saímos de nós."

claudio oliveira

Quantos Corinthians e Palmeiras cabem em uma encarnação? "A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver."

O primeiro Dérbi, o último; título no campo rival, derrota em casa, goleada imposta, piaba exposta. "Cada segundo que passa é como uma porta que se abre para deixar entrar o que ainda não sucedeu."
Eternidade renovada. "Nada é para sempre, dizemos, mas há momentos que parecem ficar suspensos, pairando sobre o fluir inexorável do tempo."

Pontuação, redenção, reabilitação, revanche, rivalidade... "De que adianta falar de motivos, às vezes basta um só, às vezes nem juntando todos." Amanhã há de ser um novo dia. "O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas".

Pena que será outro Dérbi de torcida única. "Para temperamentos nostálgicos, em geral quebradiços, pouco flexíveis, viver sozinho é um duríssimo castigo". Rivalidade com civilidade. "Se não formos capazes de viver inteiramente como pessoas, ao menos façamos tudo para não viver inteiramente como animais". O verde é indispensável à vida. Como o povo preto, o povo branco, o povo branco e preto. "Eu acredito no respeito pelas crenças de todas as pessoas, mas gostaria que as crenças de todas as pessoas fossem capazes de respeitar as crenças de todas as pessoas."

Difícil prever quem será herói, a quem caberá o traje de vilão. "O talento ou acaso não escolhe, para manifestar-se, nem dias nem lugares".

Que vença o melhor. "Cada dia traz sua alegria e sua pena, e também sua lição proveitosa". Se der Palmeiras? "O silêncio ainda é o melhor aplauso."

Vai dar Corinthians! "Se eu estiver a ser sincero hoje, que importa que tenha de arrepender-me amanhã?"

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.