Descrição de chapéu Opinião

Luís Marcelo Castro: O país do WO

O Brasil costumava ser o país do futebol. Aparentemente, virou o país do WO.

O Batatais vai completar seu centenário, em 19 de setembro, suspenso do futebol por suspeita de manipulação de resultados por parte de alguns jogadores na última Série A-3 estadual. Consequentemente, o Fantasma da Mogiana não foi a campo contra Votuporanguense e Comercial e encerrará sua participação na Copa Paulista desejando não tê-la disputado.

Jogadores do Cuiabá aguardam o time do Figueirense na Arena Pantanal
Jogadores do Cuiabá aguardam o time do Figueirense na Arena Pantanal - Reprodução/Twitter de @cuiabaec

Por diferentes motivos, de ônibus quebrado a recusa de pagamento de multa, Mauaense, Barcelona, Fernandópolis e Jabaquara foram forçados ao “walkover” na Segunda Divisão do Paulista, o quarto escalão do estado, só neste ano.

Há uma semana, o Pirapora foi expulso da segunda divisão do Mineiro e suspenso por dois anos por não ter comparecido na estreia, diante do Mamoré. Outros casos ocorreram no Paranaense, no Mato-Grossense, no Capixaba...

Cansados de promessas vazias, os jogadores do Figueirense foram até Mato Grosso e, sem acordo para o pagamento dos salários atrasados, recusaram-se a jogar contra o Cuiabá, pela Série B, no segundo maior campeonato do país.

Se a cena se repetir e o clube catarinense for excluído do torneio —com seus resultados anulados—, a chance de a Segundona terminar no tapetão é enorme, seja na briga por título —o vice-líder Coritiba, por exemplo, igualaria a pontuação do Bragantino—, acesso ou contra a degola.

Pelo mesmo motivo, atletas do Mogi Mirim se recusaram a entrar em campo contra o Ypiranga, na Série C do Nacional de 2017, e os do Atlético Mogi não entraram no ônibus para enfrentar o Paulista, na quarta divisão de São Paulo, no ano passado. Sem dúvida, são protestos válidos, já que não há lei que consiga mudar a cabeça de alguns dirigentes.

Não me ocorreu quando foi o último WO nas principais ligas da Europa. Por desorganização, má-fé ou incompetência dos nossos cartolas, o futebol brasileiro segue levando 7 a 1 diariamente.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.