Descrição de chapéu Opinião

Claudinei Queiroz: Rússia na berlinda

São Paulo

Hoje em dia, quando se fala em doping, o assunto é automaticamente relacionado aos esportes. No entanto, o uso de substâncias para fazer as pessoas aguentarem um desgaste físico maior ou deixá-las acordadas mais tempo data de milênios, desde os chás da planta machuang na China de 4.000 anos atrás.

O problema é que o doping no esporte passou a ser encarado como trapaça e, portanto, foi proibido, criando-se a Wada (Agência Mundial de Combate ao Doping) para fazer o controle.

Logo que o esquema estatal de doping da Rússia veio à tona, vários atletas foram banidos da Olimpíada Rio-2016, como o nadador Vladimir Morozov
Logo que o esquema estatal de doping da Rússia veio à tona, vários atletas foram banidos da Olimpíada Rio-2016, como o nadador Vladimir Morozov - Alexander Nemenov - 5.ago.15/AFP

A partir desse ponto, iniciou-se a indústria do doping, na qual empresas e cientistas se especializaram em criar novos produtos cada vez mais potentes, mas que não aparecessem nos testes de controle.

Na maioria das vezes, quando têm a intenção de burlar as regras, claro, os atletas estão cientes do que tomam e quais efeitos colaterais sofrerão no futuro.

No entanto, nem todos tiveram de usar substâncias ilícitas como opção. Foi o caso da Alemanha Oriental, durante a Guerra Fria. Entre as décadas de 1960 e 1980, o país patrocinou um programa de dopagem compulsório, em que os atletas tomavam substâncias proibidas achando que eram vitaminas. 

Algumas vezes, quando descobriam, eram ameaçados se saíssem do esquema. 

O resultado foi que a Alemanha Oriental conquistou 519 medalhas olímpicas no período (entre Jogos de inverno e de verão), mas deixou como legado milhares de pessoas com reações das mais diversas, como doenças do coração, câncer e problemas renais e nos ossos.

Após esse caso, um programa semelhante foi descoberto pela Wada em 2015, na Rússia. Desde então, o país já teve várias modalidades fora da Rio-2016 e foi banido dos Jogos de Inverno de PyeongChang-2018. 

Nesta semana, após a Wada informar que controles repassados pela agência antidoping russa não batem com os casos descobertos, a polêmica cresceu e já é possível que o país fique fora de Tóquio-20. É triste ver uma potência fora dos Jogos, mas, pela lisura do esporte, é a melhor solução.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.