Descrição de chapéu Opinião

Bola pro Mato: Festa no interior

São Paulo

Há 21 anos, foi promulgada a Lei Pelé, considerada por muitos a grande vilã dos clubes do interior, que sobreviviam principalmente da formação e venda de suas jovens promessas.

Curiosamente, naqueles meses seguintes, o Bragantino disputava pela última vez a Série A do Campeonato Brasileiro, sete temporadas depois de incomodar os grandes clubes do país e chegar ao vice no Nacional.

Jogadores do Bragantino comemoram o acesso à Série A do Brasileiro após a vitória sobre o Guarani
Jogadores do Bragantino comemoram o acesso à Série A do Brasileiro após a vitória sobre o Guarani - Reprodução/Facebook do CA Bragantino

De lá para cá, sem dúvida, os times do interior de São Paulo e do Brasil passaram por períodos difíceis e a maioria se encontra em situação de penúria —disputando estaduais a cada ano mais reduzidos.

Mas, assim como dizem sobre o bom e velho rock’n’roll, embora não seja mais o mesmo, o futebol caipira está longe de morrer.

O Bragantino renasceu com a parceria com a Red Bull, conquistou o acesso à elite com cinco rodadas de antecedência e, com altos investimentos, promete voltar a atormentar os gigantes do Brasil.

Dinheiro realmente ajuda, mas não é tudo. Que o diga o Ituano, que, com menos recursos que o time de Bragança, embalou na Série D do Brasileiro até conseguir o acesso à Terceirona.

São Caetano e XV de Piracicaba também encerram o ano com saldo positivo. Embora ainda não tenham disputado a final da Copa Paulista, ambos deram a volta por cima após decepções no Estadual e garantiram vagas no calendário nacional —tudo indica que o campeão optará pela Série D, enquanto o vice vai abocanhar uma grana alta pela participação na Copa do Brasil.

Quem sabe, ainda, consiga surpreender e seguir os passos do Paulista, de Jundiaí, campeão do mata-mata nacional em 2005.

Após chegar ao fundo do poço, o Galo do Japi faturou o caneco da quarta divisão estadual neste ano, com a melhor campanha, e renovou as esperanças do seu torcedor em um futuro promissor, como havia muito tempo não se via.

Em diferentes níveis e apesar de todos os problemas, o futebol do interior paulista continua vivo e tem até motivos para festejar.

Luís Marcelo Castro
Luís Marcelo Castro

38 anos, é jornalista formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), coordenador do caderno Vencer e apaixonado pelo futebol do interior de São Paulo e do Brasil. E-mail: marcelo.castro@grupofolha.com.br

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.