Descrição de chapéu Opinião

Na Sobra: Um brinde ao futebol

Flamengo e Liverpool devem encerrar um ano fantástico para o futebol mundial

São Paulo

Para nós brasileiros, a temporada 2019 encerra com a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, entre os dias 11 e 21 deste mês, no Qatar, com o Flamengo em busca do seu quarto título neste ano brilhante. Um aviso: até quem não gosta de futebol tem a obrigação de ficar ligado nesta competição, que deve colocar frente a frente as duas equipes que mais dignificaram o melhor, disparado, esporte já inventado pelo ser humano.

Somos sabedores que, um dos grandes baratos do futebol, é a possibilidade de uma zebra derrubar os apressadinhos como eu, o que pode evitar que aconteça uma nova final entre Flamengo Liverpool. Antes de a Fifa tomar conta e organizar o torneio, a Copa Intercontinental reunia, em apenas um confronto, o campeão europeu contra o sul-americano, e, na edição do ano de 1981, a disputa foi entre os dois clubes. A geração de Zico e companhia deu uma aula de futebol e derrotou o time inglês por 3 a 0, no estádio Nacional de Tóquio (JAP).

O técnico Jurgen Klopp comanda o Liverpool
O carismático Jürgen Klopp comanda o Liverpool; treinador vai tentar acabar com a sina de tropeços do clube inglês contra adversários brasileiros em decisões internacionais. - Oli Scarff - 27.nov.19/AFP

Saco de pancadas, o continente sul-americano, que levantou quatro títulos em 15 edições, todos eles com equipes brasileiras, Corinthians (2), São Paulo —derrotou também o Liverpool— e Internacional, agora vê o Flamengo em condições de diminuir a goleada. A maneira como o técnico português Jorge Jesus colocou o Rubro-Negro em um patamar muito acima dos concorrentes, eu ouso a dizer que a equipe europeia corre o risco de perder pela terceira vez para um adversário do Brasil.

O Liverpool também tem um técnico fantástico. O alemão Jürgen Klopp tem feito os seus jogadores apresentarem espetáculos belíssimos. Para entender o que estou falando, em 14 rodadas do Campeonato Inglês, a equipe já pode ser considerada campeã. São 40 pontos, 13 vitórias, um empate e oito pontos de vantagem para o Leicester, o segundo.

Eu me despeço aqui, nesta última coluna de 2019, ansioso, já aguardando este jogão. Espero que os “deuses” do futebol não estraguem as minhas férias. 

Luís André Rosa
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.