Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Sociedade não pode se comportar como adversária

São Paulo

Brasil está vazio na tarde de domingo, né? Olha o sambão, aqui é o país do futebol, Brasil está vazio na tarde de domingo, né? Olha o sambão, aqui é o país do futebol... Alô, povão, agora é fé! O Brasil é muito grande, mas, de forma geral, respeitando toda a diversidade regional, social e econômica, continua, egoísta, burro e perigosamente sendo o país da mentalidade do futebol, o país que ri de coisa séria e minimiza o que não pode.

Continuamos o país em que muita gente, especialmente jovens, considerados fora do grupo de risco, ainda vão à praia, encontrando-se para tomar uma bar no e curtir “férias” como se não houvesse amanhã… Haverá?

O ex-jogador do Milan Paolo Maldini
O ídolo do Milan e atual diretor técnico, Paulo Maldini, 51 anos, foi diagnosticado com o coronavírus, assim como o seu filho Daniel Maldini, 18 anos, que joga no clube italiano - Adrian Dennis - 24.set.18/AFP

O país em que quem pode se defende e ataca quem não pode… Basta a primeira morte no estado do Rio, de uma empregada infectada por uma patroa que voltou da Europa com o vírus e não a avisou.
O país (oficialmente laico) em que pessoas mantêm seus cultos colocando em risco toda a coletividade, inclusive, óbvio, os fiéis da igreja, como se fôssemos, membros da mesma sociedade, todos adversários.

Ao contrário do que declarou o irresponsável presidente Bolsonaro, o mesmo do “fantasia e histeria”, não se trata de uma “gripezinha”. Se puder, fique em casa! Se não por você, por todos nós!

Sugeri, torci e cobrei, com o texto “Futebol nunca será só futebol”, no último dia 19, que clubes colocassem suas sedes à disposição das autoridades e, no mesmo dia, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Botafogo, Bahia e outros entraram na briga contra o coronavírus. Aos clubes, juntaram-se organizadas, casos de Gaviões e Mancha, jogadores…

Parabéns a todos!
Machado de Assis: “A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal”.
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

JOGOS OLÍMPICOS

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) defendeu o adiamento por um ano da Olimpíada de Tóquio, originalmente programada para 24 de julho a 9 de agosto. Fica a pergunta: até quando o COI vai, de forma imbecil, manter o cronograma olímpico como se nada estivesse acontecendo?

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.