Descrição de chapéu Opinião

A bola é um detalhe: Ouça Bernardo, ouça Candeia

Há algo muito claro em um momento no qual o racismo, por tristes circunstâncias, vem sendo mais debatido

São Paulo

O ex-jogador Bernardo participou nesta semana de ótima edição do programa “Os Donos da Bola”, da Band, dedicado a debater e combater o racismo. Ele surpreendeu o comentarista e também ex-atleta Velloso ao afirmar que o Brasil é o país mais racista do mundo.

O branco Velloso demonstrou claramente sua surpresa e chegou a contestar a afirmação. Mas ouviu o que tinha a dizer o negro Bernardo, com a experiência de quem rodou e continua rodando o planeta, antes como boleiro, agora como empresário.

O volante Bernardo, em seus tempos de Corinthians - Rogério Assis - 1995/Folhapress

Se há algo que ficou claro neste momento em que —por tristes circunstâncias— o necessário tema vem sendo bastante discutido, é que você, branco, deve parar e escutar o que o negro tem a dizer. Mesmo que a frase não faça inicialmente todo o sentido a seus ouvidos.

Ainda que não se julgue racista ou não seja mesmo, você só pode imaginar o que é sofrer a discriminação na pele, não pode sentir. Então, faça como Velloso. Dialogue educadamente e use mais o ouvido do que a boca nesse papo.

Já você, negro, bom, você, obviamente, não precisa de orientações desta coluna.

Aqui vão, no máximo, com sua licença, duas humílimas sugestões. Se tiver a vontade de falar, não deixe que ninguém o cale. Se estiver mais disposto a ouvir, ouça também Candeia:

Marcos Guedes
Marcos Guedes

33 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e, como o homenageado deste espaço, Nelson Rodrigues, acha que há muito mais no jogo do que a bola, "um ínfimo, um ridículo detalhe". E-mail: marcos.guedes@grupofolha.com.br

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.