Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Sérgio Soares aponta o dedo na cara do racismo no futebol!

Bahia e Brasil-RS são os únicos dos 40 times das Séries A e B com técnicos negros

São Paulo

Negro sem emprego, fica sem sossego, negro é a raiz de liberdade... Alô, povão, agora é fé! Roger Machado, do Bahia, é o único técnico negro na Série A. Em um país de 54% de negros, é impossível não negritar RACISMO para o fato de apenas 1 em 20 times (5%) ter um negro no comando.

"Na final do Paulista-2010, cheguei pelo Santo André contra o Santos com muita possibilidade de vencer. Vou comparar com o meu amigo Dorival [Júnior]. Ele foi vice em 2007 com o São Caetano e, de lá, foi para o Cruzeiro. Aí eu pergunto: por que não aconteceu nada parecido com tudo o que apresentamos em 2010?", diz o treinador (negro) Sérgio Soares, demitido da Ferroviária na pandemia. Hoje, o técnico Hemerson Maria (Brasil-RS) é o único negro na Série B.

Sérgio Soares no comando do Bahia em 2015; o Tricolor baiano é hoje o único time de Série A que tem um treinador negro (Roger Machado)
Sérgio Soares no comando do Bahia em 2015; o Tricolor baiano é hoje o único time de Série A que tem um treinador negro (Roger Machado) - Sérgio Soares/Arquivo Pessoal

Ora, Sérgio, se eu não tenho a menor ideia nem de como Andrade, o campeão brasileiro mais improvável dos pontos corridos, em 2009, dirigindo o canhão midiático que é o Flamengo, nunca mais trabalhou na elite...

Quem sabe Marcelo Carvalho, diretor-fundador do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, tenha a resposta?

"Os clubes brasileiros não trabalham a questão da diversidade. Está muito preso ao racismo brasileiro: a nossa sociedade não enxerga o negro capaz de estar em situação de comando, capaz de gerir equipes, capaz de gerir grupos", diz Carvalho.

Também em 2010, Sérgio Soares sofreu na pele. "Foi em Caxias, Santo André x Juventude. Tinha torcedores atrás do banco gritando, xingando de macaco. Eu e o preparador físico Stelio, que também é negro, entramos no campo e o juiz parou o jogo. Aí, a polícia tirou os caras, mas não fizemos BO, nada."

Martin Luther King: "Agora é hora de sair do vale escuro e desolado da segregação para o caminho iluminado da justiça racial".

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca!

Debate preto no branco

Hoje, às 18h, em transmissão ao vivo ("live", como dizem os fronhas colonizados) e conjunta nos Instagrams do treinador Sérgio Soares (@oficialsergiosoares) e meu (@vitorguedes77), debateremos o racismo no futebol. Todos os antirracistas, democratas e antifascistas estão convidados.

O jornalista Vitor Guedes e o técnico Sérgio Soares debatem o racismo no futebol neste domingo (28)
O jornalista Vitor Guedes e o técnico Sérgio Soares debatem o racismo no futebol neste domingo (28) - Divulgação
Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.