Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão - É sangue no olho: 'protocolo' cumprido à risca em Cumbica

São Paulo

A paz invadiu o meu coração... Alô, povão, agora é fé! Sem surpresas! O armagedônico “protocolo” do futebol “profissional” foi gabaritado! Quatro dias após a PM proibir faixas da Fiel que brincavam com as conquistas do “Paulistinha-2018” e com o bi mundial 2000-2012 em um Dérbi sem público, torcedores
(sem as “perigosíssimas” faixas) “recepcionarem” a delegação que desembarcou em Cumbica após perder para o Fluminense.

“Joga por amor ou joga por terror” não é metáfora. Ameaças, xingamentos e intimidações previsíveis (erroneamente normalizadas pela reiteração desses episódios) rolaram. Corajosos, o repórter Tiago Salazar, o repórter-cinematográfico Mario Archangelo e o auxiliar Rafael Estevam exibiram ao vivo no “Mesa Redonda”, na TV Gazeta! Falar que são todos bandidos é generalização que só serve para eleger “otoridades” que fingem combater o problema. Dito isso, brindemos o óbvio ululante:

Goleiro Cássio cercado por torcedores no aeroporto de Cumbica
Protegido por segurança, o goleiro Cássio é cercado e cobrado por torcedores do Corinthians no desembarque da equipe no aeroporto de Guarulhos - Reprodução/TV Gazeta

1. Como torcedores sabiam o horário do desembarque de um voo fretado e o Corinthians não sabia da presença da torcida?

2. Jogador é pago para dar o seu melhor independentemente de gostar ou não do técnico.

3. Pagar em dia e ser transparente em todos os gastos são obrigações da diretoria.

4. Não cabe à torcida exigir no braço que diretoria, comissão técnica e atletas cumpram as suas obrigações.

5. Cabe à polícia, estritamente dentro da lei, prender quem não respeita as normas.

6. Cabe à imprensa à Tiago Salazar fazer seu trabalho: mostrar o péssimo futebol, a péssima administração e a violência da cobrança. Chamar drible de “1x1”, contra-ataque de “transição ofensiva” e babar ovo para técnico, jogador ou diretoria, dependendo do interesse, é teta!

No popular: diretoria não pode meter a mão, jogador que derruba técnico é mau caráter, torcedor não tem o direito de resolver na base da porrada.

*

Eduardo Galeano: “Temos, há muito tempo, guardado dentro de nós um silêncio bastante parecido com estupidez.”

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Libertadores 

Com as classificações às oitavas encaminhadas, Santos e Olimpia duelam pela liderança do Grupo G. No Grupo D, a LDU tem tudo para ganhar do Binacional e botar muita pressão em cima de São Paulo e River Plate. Palpites: Santos 2 x 1 Olimpia, Jorge Wilstermann 1 x 0 Athletico-PR, Colo-Colo 1 x 0 Peñarol e Binacional 0 x 2 LDU.

Portuguesa

Depois de ser garfada em Piracicaba, no 3 a 2 da ida, a Lusa tropeçou nas próprias limitações e, com nova derrota, desta vez por 1 a 0, gol contra de Anselmo, está eliminada da briga pelo acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista. O próprio XV, São Caetano, São Bernardo, São Bento e Taubaté estão na briga pelas duas vagas.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.