Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Qualidade dos atletas é o menor problema do futebol brasileiro!

Com brasileiros que atuam na Europa, jogos no país seriam muito melhores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Alguma coisa está fora da ordem, fora da nova ordem mundial... Alô, povão, agora é fé! O primeiro turno do interminável CovidãoBR de VARtebol por pontozzz corridozzz já caminha para o final e nenhum jogo teve nem de perto a repercussão de Real Madrid 2 x 3 Shakhtar Donetsk, confronto da rodada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa!

Deixemos para a mídia espanhola o papel obrigatório de cornetar o lixo do VAR, bater no Real e de questionar a escalação de Zidane, que poupou no certame europeu de olho no clássico contra o Barcelona pelo Espanhol, e tratemos, sem pachequismo, dos brasileiros que participaram do pega emocionante em Madri.

O brasileiro Dentinho (acima) comemora com os companheiros do Shakhtar Donetsk a vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid, em Madri (ESP), pela Liga dos Campeões da Europa
O brasileiro Dentinho (acima) comemora com os companheiros do Shakhtar Donetsk a vitória por 3 a 2 sobre o Real Madrid, em Madri (ESP), pela Liga dos Campeões da Europa - @shakhtar_brasil no Twitter

Esqueçamos os supercraques europeus e sul-americanos. Só com Dentinho, Maycon, Dodô (lateral direito que pode aparecer logo na seleção até por falta de opção) e Vitão, do Shakhtar, nenhum deles do primeiríssimo escalão brasileiro, o nível do futebol jogado no Brasil já seria muito melhor. O Real, que perdeu em casa, teve Casemiro, Vinícius Júnior (que entrou muito bem!), Rodrygo, Marcelo...

Citei atletas de apenas um jogo. Se pegarmos os brasileiros atuando na Holanda, Espanha, Portugal, Itália e Inglaterra e imaginarmos uma divisão deles entre os clubes de Série A e B, teríamos times e, pois, jogos muito melhores.

Aí, talvez, ficasse ainda mais claro como fazem falta bons treinadores brasileiros. E os bons técnicos que trabalham por aqui, estrangeiros inclusos, sem xenofobia, deitariam e rolariam... Se Miguel Ángel Ramírez, que disse não ao Palmeiras, faz um bom trabalho com muito menos qualidade à disposição no Independiente del Valle, imagine o que treinadores capazes e experimentados fariam com bons elencos! O português Jorge Jesus, no comando do Flamengo-2019, deu uma amostra do que poderia ser a regra!

Sonhar não custa nada!

*

Virginia Woolf: "A vida é como um sonho; é o acordar que nos mata".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Timão bate apito
Mesmo muito garfado pela arbitragem em São Januário (Caio Max Augusto Vieira, no apito, Pablo Ramon Goncalves Pinheiro, no VAR), que não expulsaram Leandro Castán e não deram um pênalti claro em Gustavo Mantuan, o Timão venceu o freguês Vasco no confronto contra a degola, 2 a 1, gols de Mantuan e Everaldo.

Palmeiras
Sem forçar, o Palmeiras, que ainda não tem a menor ideia de quem será seu técnico nos mata-matas, garantiu a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores ao golear o Tigre por 5 a 0. Palpites: Grêmio 2 x 1 América de Cali, Universidad Católica 1 x 1 Inter, Boca Juniors 2 x 0 Caracas e Libertad 1 x 0 Independiente Medellín.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.