Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Colégio eleitoral brasileiro

A maior democracia futebolística do mundo

São Paulo

De boas intenções o inferno está cheio. Nada mais estúpido do que a ditadura da maioria dos pontos, lógica perversa que mata o espírito federativo do Campeonato Brasileiro e esmaga a representatividade que construiu o sonho verde-amarelo de um futebol de todos.

Os Estados Unidos do Brasil não são só o eixo Rio-São Paulo. São também dos times que só foram fundados para que alguém usasse os estádios construídos sem demanda de público, mas fundamentais para manter as capitanias hereditárias que, na bola, atendem pelo nome de federações estaduais.

Não é justo que um time seja declarado campeão só porque fez mais pontos do que os rivais, sem levar em conta onde os pontos foram conquistados.

Levando-se em conta peculiaridades regionais demográficas, religiosas, raciais, étnicas, econômicas e sexuais, é hora de mudar a lógica do negócio e tirar os clubes do prejuízo provocado pela fórmula que privilegia a tirania da pontuação pura e simples! Nosso Brasileiro jamais será vermelho!

Considerando o histórico nacional racista, misógino, elitista e "sudestecêntrico", se eu fosse corinthiano, maloqueiro e sofredor, graças a Deus, mudaria a regra: acho mais justo o time (dentre os 20) que fizer mais pontos em Itaquera durante todo o campeonato leve 55 pontos.

Independentemente dos pontos conquistados, a equipe que levar (na soma de todos os jogos) mais gols atuando no Morumbi perde 38 pontos na soma final e times que tiver o maior percentual de corneteiros e descendentes italianos em sua torcida é automaticamente rebaixado. O combinado não é caro!

Pela regra acima, segundo todas as projeções, o Corinthians já poderia ser considerado o campeão, independentemente de hoje brigar contra o rebaixamento pelo regulamento vigente. Reclamações serão todas indeferidas porque não é permitido requerimento presencial na pandemia e documento recebido pelo correio não é válido.

Podemos afirmar, com 98,8% de certeza dentro da margem de erro, que, sempre é possível fazer a regra que interessa. Até o lanterna Goiás será o campeão se validarmos apenas os pontos conquistados na Serrinha e anulando todos os outros jogos.

O Brasil é o país do futebol, o único pentacampeão mundial! É muita arrogância de republiquetas futebolísticas questionarem a lógica estadual brasileira!

*

George Orwell: "A história é escrita pelos vencedores".

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.