Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Esporte não pode dividir luta por direitos e igualdade!

Que haja uma união e uma mensagem uníssona de igualdade, antifascismo e antirracismo

São Paulo

Vem novamente à disputa, meu povo, à luta... Para quem sobreviveu ao pandêmico 2020, os desafios sociais, políticos, econômicos e, claro, esportivos estão recolocados e brigar por conquistá-los é dever de todos.

Não há, óbvio ululante, como dois times serem campeões paulista, é impossível dois pilotos vencerem a F-1, o regulamento não permite que mais de uma equipe conquiste a NBA ou que mais de uma dupla vença o circuito de vôlei de praia...

LeBron James (à esq.) e Anthony Davis, do Los Angeles Lakers, se ajoelham durante o hino americano em protesto pelas mortes de cidadãos negros pela polícia do país
LeBron James (à esq.) e Anthony Davis, do Los Angeles Lakers, se ajoelham durante o hino americano em protesto pelas mortes de cidadãos negros pela polícia do país - Mike Ehrmann/AFP

Dito isso, embora todos tenham que lutar por vitórias e cada um torça por quem quiser, ganhe ou não ganhe os Lakers na NBA, LeBron James pode e deve contar (como aconteceu até em 2020) com o apoio dos demais atletas, inclusive os brancos, na luta contra o racismo nos Estados Unidos e em todo o planeta.

Já Lewis Hamilton, que foi um lutador muito mais solitário na elitista, reacionária e conservadora F-1, merece a companhia de mais pilotos, escuderias e autoridades para continuar a levantar essa bandeira em 2021.

Sendo ou não campeã, Carol Solberg (que honra o DNA da rainha Isabel) não pode ficar sozinha no grito de "fora, Bolsonaro", enquanto dirigentes, inclusive alguns ex-atletas pelegos e lambe-botas do poder, defendem pateticamente a censura e o lunático vendedor de cloroquina travestido de presidente, talkey!

A disputa deve ficar restrita aos campos, às quadras, às piscinas, aos tatames: fora deles, que haja uma união e uma mensagem uníssona de igualdade, antifascismo e antirracismo.

Não é mais possível que atletas, treinadores, dirigentes e torcedores, todos os envolvidos com o esporte, aceitem que esporte não é lugar para se manifestar! É, sim! De preferência, no degrau mais alto do pódio olímpico, na comemoração de um gol em uma final, em entrevista em rede nacional O silêncio só interessa a quem tem o interesse canalha de manter tudo do jeito que está! Não passarão!

*

Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

Inscreva-se no canal youtube.com/blogdovitao, ative o sininho para ser avisado das atualizações e acompanhe análises e projeções da Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e bate-papo descontraídos no canal e participe das enquetes nas redes sociais do Vitão!
Inscreva-se no canal youtube.com/blogdovitao, ative o sininho para ser avisado das atualizações e acompanhe análises e projeções da Libertadores, Copa do Brasil, Brasileiro e bate-papo descontraídos no canal e participe das enquetes nas redes sociais do Vitão!

*

O cara

Sir Hamilton - Em um ano marcado por necessárias e corajosas reações de intolerância ao racismo, o piloto foi o grande personagem (também esportivo) de 2020. Hamilton usou suas vitórias, recordes e título mundial para reiterar o óbvio: #VidasPretasImportam!
Sir Hamilton - Em um ano marcado por necessárias e corajosas reações de intolerância ao racismo, o piloto foi o grande personagem (também esportivo) de 2020. Hamilton usou suas vitórias, recordes e título mundial para reiterar o óbvio: #VidasPretasImportam! - Dan Istitene - 5.jul.20/AFP

*

Troféus

River Plate
Para 88% dos 121 leitores que votaram na enquete no Twitter @vitao_guedes, o River Plate eliminará o Palmeiras e será finalista da Taça Libertadores da América: apenas 12% apostaram no Palestra! Além do ótimo momento e retrospecto do time de Marcelo Gallardo, atual vice-campeão continental, tenho a leve impressão de que corinthianos, são-paulinos, santistas, lusos e rubro-negros votaram com o coração e estão secando o Parmera...

Boca Juniors
Se depender dos meus seguidores, teremos a reedição da final continental de 2018, quando o River Plate venceu o Superclássico argentino em Madri e levantou a taça continental! Dos 167 votantes, apenas 16,8% cravaram Santos, enquanto 83,2% foram no Boca Juniors de Carlitos Tevez. Como tanto Verdão quanto Peixe decidirão em casa, deixarei para cravar os meus palpites definitivos após os embates na Argentina, mas vejo equilíbrio em ambos.

*

Os melhores e piores do interminável 2020

Craques barrados

Que Messi é o melhor do mundo, seguido de perto por Cristiano Ronaldo, pouca gente, Neymarzetes inclusos, discute. Agora, pensando apenas na temporada 2020, marcado por fiascos da Juventus e, principalmente do Barça, na Liga dos Campeões, nenhum dos dois jogaram para formar a seleção mundial do ano. Em relação à selelama, destaque para as caras apostas do futebol brasileiro que fizeram água ou, caso de Lucas Lima e Luan, continuaram fazendo água. Tiago Nunes (pela covardia em assumir o Corinthians só neste ano) ganhou o cargo mais disputado e equilibrado, o de comandante das perebas do ano!

Seleça Internacional

Selelama nacional

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.