Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: River Plate é o primeiro grande desafio verde nos mata-matas!

Entre os quatro sobreviventes da Libertadores não tem café com leite

São Paulo

O que não tem mais jeito de dissimular, e que nem é direito ninguém recusar... Alô, povão, agora é fé! Chegou a hora! É hoje! Não dá mais para poupar futebol, levar no banho-maria e deixar para jogar bola depois. Ou será tarde!

O técnico Abel Ferreira conversa o elenco e comissão técnica na Academia de Futebol; Alviverde tem duelo difícil contra o River
O técnico Abel Ferreira conversa o elenco e comissão técnica na Academia de Futebol; Alviverde tem duelo difícil contra o River - Cesar Greco - 1º.jan.21/Palmeiras/Divulgação

River Plate, atual vice-campeão continental, e Palmeiras, a maior aposta brasileira após a precoce queda flamenguista, começam a decidir, às 21h30 (horário da ZL), em Avellaneda, quem será o favorito (contra Santos ou Boca) na decisão única da Libertadores, marcada para 30 de janeiro, no Maracanã.

Abel Ferreira nem sonhava em dirigir esse elenco, mas boa parte desses jogadores deve ter apreendido com as últimas eliminações quando um mau jogo colocou tudo a perder. Vale para o Verdão, claro, mas vale também para o River, afinal, apesar da enorme tradição, o Nacional-URU não tem a mesma capacidade que o Palestra de deixar a equipe de Marcelo Gallardo em situação desconfortável e aproveitar os pontos fracos.

Se o River joga muita bola, toca, cria e é envolvente no ataque (os fronhas pós-modernos chamam de fase ofensiva), fiel ao estilo de sua história e também do que foi e é Gallardo como jogador e treinador, não é menos verdade que a cozinha portenha não é lá tão confiável e, especialmente em bolas altas, costuma confessar...

A verdade é que, entre os quatro sobreviventes, não tem café com leite: Santos, Boca Juniores, River Plate e Palmeiras têm camisa, história e tradição para aspirarem a taça! Com mais ou menos qualidade, só chegaram pesos-pesados. E, contra adversários do mesmo naipe, qualquer vacilo é fatal.

Se a ausência de torcida diminui a influência do fator casa, seja como mandante ou visitante, o critério do gol fora avisa que não é bom negócio para o Verdão apenas defender o 0 a 0!

*

Antonio Gramsci: "É preciso atrair violentamente a atenção para o presente do modo como ele é, se se quer transformá-lo. Pessimismo da inteligência, otimismo da vontade".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! E no agora.com.br!

*

Libertadores
Também finalista da Copa do Brasil, o Palmeiras terá que jogar mais do que fez contra Delfín e Libertad para voltar da Argentina em boas condições de brigar com o River Plate pela classificação à final. À vera, o River é o primeiro grande desafio alviverde nos mata-matas nacional e continental. Palpite: River 2 x 1 Palmeiras.

Canal Blog do Vitão
Assim que a bola parar de rolar em Avellaneda, chegamos, ao vivo, no canal Blog do Vitão com a análise e repercussão da partida entre Palmeiras e River Plate e também projetamos a outra semifinal (Boca x Santos) e a 28ª rodada do Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz. Inscreva-se: youtube.com/blogdovitao.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

43 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.