Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Retrospectiva da decadência do alvinegro adversário do Retrô

A cumplicidade da direção corinthiana com CBF e FPF me enoja e me envergonha

São Paulo

Hoje o samba saiu procurando você, quem te viu, quem te vê... Alô, povão, agora é fé! 11.2.1979. Os torcedores Chico Malfitani e Antônio Carlos Fon abriram uma faixa no meio da Gaviões da Fiel com os dizeres "Anistia ampla, geral e irrestrita" no 2 a 1 sobre o Santos.

27.1.1980 e 30.1.1980. Corinthians empata (1 a 1) e vence o Palmeiras (1 a 0) e se qualifica à final paulista. As semifinais não aconteceram em 1979 porque Vicente Matheus peitou a FPF e, de olho na bilheteria, não aceitou atuar em rodada dupla.

Presidente corinthiano, Duílio é mais um dentre todos os presidentes que escutam em silêncio subserviente o presidente da CBF informar que vai manter o futebol na marra
Presidente corinthiano, Duílio é mais um dentre todos os presidentes que escutam em silêncio subserviente o presidente da CBF informar que vai manter o futebol na marra - Jose Manoel Idalgo - 8.dez.20/Ag. Corinthians

15.11.1982. Dia de eleição direta para governador em 17 anos. Nos cinco jogos anteriores à data, o Corinthians atuou com "Dia 15 vote" estampado na camisa.

14.12.1983. Sócrates e companhia entram em campo com a faixa "Ganhar ou perder, mas sempre com democracia", empatam em 1 a 1 com o São Paulo e conquistam o bi paulista da Democracia Corinthiana.

10.3.2021. O corinthiano Duílio, filho de Adilson Monteiro Alves, diretor da Democracia Corinthiana, é mais um dentre todos os presidentes que escutam em silêncio subserviente o presidente da CBF informar que vai manter o futebol na marra.

26.3.2021. Três dias depois de "visitar" o Mirassol, pelo Paulista, em Volta Redonda-RJ, o egoísta e negacionista Corinthians "recebe" o Retrô-PE, em Saquarema-RJ, pela Copa do Brasil.

Reitero meus parabéns à torcida Gaviões da Fiel (fundada para lutar contra a ditadura militar no país e de Wadhi Helu no Corinthians) e à parcela do conselho e a todos que se manifestaram contrários ao Corinthians entrar em campo. A cumplicidade da direção corinthiana com CBF e FPF me enojam e me envergonham como cidadão, como jornalista e, se revelasse o meu time e o amasse a ponto de dar o nome de Basílio ao meu filho, também como corinthiano.

Viva a memória!

Sócrates, em comício pelas Diretas Já: "Caso a emenda Dante de Oliveira passe na Câmara dos Deputados e no Senado, eu não vou embora do meu país"!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL. É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao.

Derrota
O Retrô é pior que o também pernambucano Salgueiro e, ainda que a tendência seja de um jogo ruim à altura do "gramado" de Saquarema e das últimas atuações alvinegras, deve dar Corinthians. O que, à vera, não faz diferença. Seja qual for o resultado, a sociedade, o futebol e o Corinthians já perderam com a realização do jogo na marra.

Canal Blog do Vitão
Por volta das 23h30, colado a (provável e constrangedora) classificação corinthiana na Copa do Brasil, tem live no canal Blog do Vitão para comentar a partida e projetar o final de semana do mambembe futebol no país epicentro mundial da "gripezinha". Inscreva-se e ative o sininho: youtube.com/blogdovitao.

Caneladas do Vitão
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.