Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: São Paulo bate Palmeiras, chuta a fila e conquista o Paulistão!

Abel Chilique Ferreira perdeu a sua terceira decisão consecutiva

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quero lá, lá, lá, ia, lá, lá, lá, ia, lá, lá, lá, iá, porque eu tô voltando... Alô, povão, agora é fé! Acabou a zica, Tricolor! A fila andou! Completíssimo da Silva, o Palmeiras de Abel Chilique Ferreira perdeu a sua terceira decisão consecutiva e, com isso, tirou o desfalcado São Paulo da fila!

O 2 a 0 final selou uma conquista incontestável. E só não foi de forma invicta porque o time foi prejudicado pelo apito (que sonegou um pênalti escandaloso nos acréscimos) na única derrota, para o Novorizontino.

Jogadores do São Paulo festejam no pódio a conquista do Paulistão, dando fim a um jejum de nove anos do Tricolor
Jogadores do São Paulo festejam no pódio a conquista do Paulistão, dando fim a um jejum de nove anos do Tricolor - Rubens Cavallari/Folhapress

Melhor campanha da fase de grupos, o mérito de Crespo foi tratar o Paulistão com a seriedade que toda competição merece. E, mais do que aproveitar o estadual para azeitar o esquema com três zagueiros e encaixar Daniel Alves na lateral e Benítez na armação, o São Paulo retomou o hábito da vitória.

No entanto, nas decisões, sem Daniel Alves e Benítez desde a segunda etapa do primeiro jogo e contando com o goleador Luciano apenas nos 45 minutos finais, Crespo soube parar o Palmeiras e, à vera, Tiago Volpi trabalhou muito pouco.

Ontem, quando o primeiro tempo caminhava para o 0 a 0, Luan, outra figura tática obrigatória, contou com a ajuda de Felipe Melo para abrir o placar.

Abel, que inventou na escalação ao barrar Patrick de Paula e insistiu com Felipe Melo, voltou com Danilo e Patrick nas vagas de Melo e de Danilo Barbosa, mas não abriu mão do esquema com três zagueiros para marcar um único atacante tricolor e teve a sua covardia castigada com o 2 a 0 assinalado por Luciano.

Os soberbos colonizados e elitistas, que fazem pouco do amor do povo pelas suas coisas, não conseguem entender a festa são-paulina. Azar deles!

A diretoria tricolor, para desespero dessa gente, acertou em cheio em tratar o PAULISTÃO como Copa do Mundo e em privilegiar a competição que acabou com a fila da equipe! Parabéns, mãe! Parabéns a todos os são-paulinos! Finado o jejum de títulos, falta agora, um dia, ganhar em Itaquera... Pelo "currículo" do Sylvinho, a chance é grande!

Nelson Rodrigues: "Sem paixão não dá nem pra chupar um picolé".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

O CARA

CRESPO - O argentino reconheceu o enorme tamanho do clube que assumiu, entendeu a importância de acabar com a fila e acertou ao escalar os jogadores em suas posições sem invenção nem saidinha patética! A "Copa do Mundo", digo, o Paulistão está em ótimas mãos!
CRESPO - O argentino reconheceu o enorme tamanho do clube que assumiu, entendeu a importância de acabar com a fila e acertou ao escalar os jogadores em suas posições sem invenção nem saidinha patética! A "Copa do Mundo", digo, o Paulistão está em ótimas mãos! - Nelson Almeida/AFP

Troféus

Miranda - Sem Benítez e Daniel Alves (que é, foi e sempre será lateral direito, posição onde faz a diferença) na finalíssima, coube ao experiente Miranda liderar a defesa são-paulina, colocar o ataque palmeirense no bolso e dar confiança e casca vitoriosa e campeã ao São Paulo! Resolvida a questão defensiva, o raçudo Luan (com a ajuda decisiva de Felipe Melo) e o goleador Luciano decidiram, 2 a 0. Miranda é a cara de um São Paulo (de novo) campeão!

Abel Chilique Ferreira - O rei do cartão amarelo escalou toda a reservada contra o Defensa y Justicia para preservar a força máxima para as decisões contra o São Paulo, mas, mesmo com um elenco mais forte, caro e sem desfalques, não fez um mísero gol no Tricolor. Com toda a justiça, o mal-educado Abel, que errou na escalação e foi covarde e lento nas alterações, perdeu a sua terceira final seguida (Supercopa, Recopa e Paulistão) no comando palmeirense!

Destaques do Campeonato Paulista

Fiasco alvinegro

O centroavante Walter e sua incompatível cintura de quibe para um atleta "profissional" é o enorme e largo símbolo do fracasso do lanterna São Caetano. Mas, como ninguém esperava absolutamente nada mesmo nem do Azulão, nem do São Bento, o outro rebaixado, as grandes decepções do Paulistão foram Corinthians (mais pelo não futebol do que pelo 3º lugar) e, principalmente, Santos, pela vexatória campanha. O Peixe dos "meninos" Pará e Copete só escapou da degola armagedônica inédita na rodada derradeira! Aliás, como atestam Jô e Gil, não foi um bom campeonato para veteranos! Em tempo: o que é Otero?

Campinho do Vitão - Seleça - edição de 24.mai.2021
Núcleo de Imagem
Campinho do Vitão - Selelama - edição de 24.mai.2021
Núcleo de Imagem
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.