Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Friedenreich, Leônidas, Reinaldo, Careca, Romário, Ronaldo e... Gabriel Jesus!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Eu quero ver gol, eu quero ver gol... Alô, povão, agora é fé! O país de Friedenreich, Leônidas, Ademir Menezes, Amarildo, Careca, Reinaldo, Romário e Ronaldo não tem um “9” fora de série há 20 anos.

Adriano, Luis Fabiano e Fred, abaixo dos nomes citados, foram, nos respectivos auges, muito melhores do que os bons Gabriel Jesus, Roberto Firmino, Richarlison, Matheus Cunha, Pedro... Gabigol, o melhor centroavante do país há três temporadas, não conseguiu jogar na Internazionale, no Benfica...

Não é só o “9” que sumiu do futebol brasileiro. O último “10” que gerou alguma expectativa, não correspondida, foi Ganso, em 2010... Ganso, que, registre-se, nos melhores momentos, não engraxava a chuteira de Rivellino, Ademir da Guia, Didi, Jair Rosa Pinto e grande elenco!

Jogador Gabriel Jesus, da seleção brasileira, tenta dominar a bola marcado pelo jogador chileno Mena
O atacante Gabriel Jesus em ação diante da marcação do lateral esquerdo chileno Mena, nas quartas de final da Copa América, seu último jogo pelo Brasil; camisa 9 não fez nenhum gol neste torneio, passou em branco no Mundial da Rússia, em 2018, e está zerado nas eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo do Qatar - Carl de Souza - 2.jul.21/AFP

Neymar, que usa a camisa 10, é o melhor jogador brasileiro, mas não é 9 nem 10. Oscila entre 8,5 e 11. Se o Brasil sair da fila no Qatar-2022, será sem um centroavantente à altura do norueguês Haaland, do polonês Lewandowski, do belga Lukaku, do inglês Kane, do francês Benzema e do português Cristiano Ronaldo... E, com todo o respeito a Paquetá e Everton Ribeiro, se tem um meia no mundo que honra a escola dos grandes armadores brasileiros é o belga De Bruyne. E, quem parece ter potencial para evoluir e chegar perto, é o inglês Mason Mount.

Tite, que não tem culpa de o Brasil não formar mais 10 nem 9 como antigamente, poderia minimizar o problema melhorando a saída de bola com Gérson, que é 818 vezes melhor que Fred, como segundo homem de meio-campo...

Gabriel García Marquez: “A vida não é a que a gente viveu e sim a que a gente recorda, e como recorda para contá-la”.

Sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Palpites do Vitão

Atuando em casa, o Corinthians (18/45) tem a chance de melhorar o (péssimo) desempenho em Itaquera e se manter afastado do ​Z-4. Palpites do Campeonato Brasileiro de VARtebol: Corinthians 1 x 0 Ceará, Fortaleza 2 x 1 Santos, Flamengo 2 x 0 Sport, Cuiabá 1 x 1 Athletico-PR, Bahia 1 x 0 Atlético-GO e Inter 2 x 0 Fluminense.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.