Descrição de chapéu Opinião

A bola é um detalhe: Singular e plural

Assim é o Corinthians, inspirado no Corinthian e amado por quem grita Curinthia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

"O nome influi muito para o êxito ou para o infortúnio", dizia Nelson Rodrigues. "Napoleão, se tivesse outro nome, já seria muito menos napoleônico", observava com frequência o obsessivo escritor.

De modo que em 1º de setembro de 1910, data da fundação do Corinthians, ainda não era possível ter noção do tamanho da empreitada. Não se sabia se a equipe seria napoleônica, carlosgômica ou santosdumônica porque ela simplesmente não tinha nome.

Foi só em uma reunião em 5 de setembro que a identidade foi definida. Consta que o pintor de parede Joaquim Ambrósio, um dos cinco operários fundadores do time do povo, tenha apresentado a feliz ideia vencedora.

Ele era um de muitos impressionados com a visita do Corinthian Football Club ao Brasil. Como os jogadores ingleses eram tratados pela imprensa no plural, "os Corinthians", tal qual os atletas do Tottenham Hotspur hoje são chamados de Spurs, fez-se a bem-vinda confusão.

Na descrição um tanto romanceada de Lourenço Diaféria, Joaquim, quase em transe, foi bastante persuasivo. "'Nosso clube', bradou Ambrósio, suando por todos os poros do rosto afogueado, 'tem que ser igual aos Corinthians. Ou isso, ou nada!'", narrou o genial cronista alvinegro.

Dramatização da fundação do Corinthians
Operários fundaram o Corinthians à luz de um lampião e levaram alguns dias até definir o nome que o destinaria eternamente ao povo - Todo Poderoso: O Filme/Reprodução

Tomás Rosolino não é Diaféria, mas entende como poucos o espírito corinthiano. E explicou: "Em vez de Corinthian, o Bom Retiro deu a seu time o nome de Corinthians, ou seja, um múltiplo, uma designação coletiva, um nobre substantivo também adjetivo".

A jornada do Corinthian é linda. E tem muito a ver com a do Corinthians, no quase plural. Ou com a do Curinthia, como só a singular Fiel é capaz de pronunciar.

Se você quer entender por que é corinthiano, vale a leitura do recém-lançado "Corinthian — A Mais Bela História do Futebol", que o amigo Tomás escreveu com a ajuda do inglês Chris Watney, ex-jogador e historiador do Corinthian. Se não é, também vale, nem que seja para entender por que o Real Madrid joga de branco.

Marcos Guedes
Marcos Guedes

35 anos, é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e, como o homenageado deste espaço, Nelson Rodrigues, acha que há muito mais no jogo do que a bola, "um ínfimo, um ridículo detalhe". E-mail: marcos.guedes@grupofolha.com.br

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.