Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Circo esportivo e sanitário em show de exibicionismo oficial

O mesmo desgovernado país, que salvou a Conmebol e promoveu a Cova América em meio à pandemia, resolveu fingir seriedade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Circo marimbondo, circo marambaia, eu cheguei de longe, não me atrapaia, vê se não me amola, larga a minha saia, circo marimbondo, circo marambaia, se eu te der um tombo, tomara que caia... Alô, povão, agora é fé! Vexame, palhaçada, desorganização e exibicionismo são ruins! Em Brasil x Argentina, parafraseando Galvão Bueno, é muito pior! Eu acrescento: é mais que o armagedon, é o apocalipse now redux coming soon!

Muvuca no gramado da Neo Química Arena após agentes da Anvisa e da Polícia Federal interromperem a partida das eliminatórias da Copa do Qatar-22
Muvuca no gramado da Neo Química Arena após agentes da Anvisa e da Polícia Federal interromperem a partida das eliminatórias da Copa do Qatar-22 - Rubens Cavallari/Folhapress

O mesmo desgovernado país, que, atendendo a pedido da acéfala CBF, salvou a patética Conmebol e promoveu a Cova América em meio à pandemia, resolveu fingir seriedade. E agentes da Anvisa invadiram o tapete corinthiano aos 5 minutos de jogo para aproveitarem todos os holofotes e posarem de vigilantes da lei e da saúde pública para impedirem que quatro jogadores argentinos, que deveriam cumprir quarentena, participassem do jogo.

Se não fosse para aparecer e a intenção fosse cumprir a lei, é óbvio que a medida, correta (futebol não é mundo à parte e, pois, não deve abrir exceções), seria tomada antes, sem reprisar o show à delegado Nico no episódio Desábato, em 2005, sob os também potentes holofotes do Morumbi.

Os argentinos estão pensando o quê? Que podem imitar Bolsonaro (o presidente antivacina que não usa, chama de maricas quem usa máscara e arranca publicamente máscara de criança) e ignorar a lei e os protocolos impunemente?

Circo vergonhoso à parte, além de Brasil (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002) e Argentina (1978 e 1986), Itália (1934, 1938, 1982 e 2006), Inglaterra 1966), Alemanha (1954, 1974, 1990 e 2014) e França (1998 e 2018) também estarão na Copa do Mundo do Qatar. Mundial que não seria no Qatar se a Fifa fosse séria! Uruguai (1930 e 1950) e Espanha (2010) podem e devem se classificar, mas são as campeãs mundiais que correm risco.

Arthur Schopenhauer: "Toda nação troça das outras e todas têm razão".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Dinizismo
O Santos goleou, uhu, na supimpa posse de bola (64% a 36%), empatou o segundo tempo em Cuiabá, uhu, mas os malvadões resultadistas insistem que o time apanhou (e daí, né) de 2 a 1, levando gols dos craques Jonathan Cafu e Elton. E o injustiçado Fernando Diniz foi demitido... Essa culpa eu também não carrego!

Santos
O Peixe não vai cair porque, exatamente como fizeram Athetico-PR e Flu, que o dispensaram no Z-4 e escaparam, o Peixe acabou com o circo tântrico da posse de bola a tempo. O São Paulo teimou burramente até o fim, perdeu uma liderança quilométrica, apanhou de 5 em casa, passou vergonha e jogou o título no lixo! Viva a memória!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.