Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Palmeiras tropeça no Allianz, e Libertadores vira única cartada

Abel Ferreira deixou claro na escalação alviverde que não mobilizou o elenco para o duelo com o Juventude pelo Brasileirão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Tô nem aí, tô nem aí, pode ficar com seu mundinho, eu não tô nem aí... Alô, povão, agora é fé! Abel Ferreira deixou claro na escalação mista completamente desnecessária para quem só vai decidir a Libertadores em 27 de novembro que não mobilizou o elenco para o duelo do Brasileirão e foi castigado com a perda de dois pontos para o ameaçado Juventude.

Logo aos 7min, Castilho, com uma cobrança de falta que Evair e Jorge Mendonça assinariam, abriu o placar para o Juventude no Allianz Parque. Weveton, que tem muito crédito, quis adivinhar o canto do chute e acabou levando no contrapé.

Douglas retribuiu com juros a gentileza do paredão palmeirense após cobrança de escanteio de Gustavo Scarpa e deixou a meta escancarada para Danilo igualar: 1 a 1, placar que não foi mais alterado porque Weverton se recuperou e evitou o tento de Marcos Vinicios. Na etapa final, com mais titulares, a trave parou falta de Scarpa.

Abel Ferreira adotou escalação mista completamente desnecessária - Carla Carniel/Reuters

No Maracanã, com força máxima, o Flamengo, finalista da Libertadores como o Palmeiras, levou muito mais a sério o jogo do que o Athletico-PR, finalista da Sul-Americana. Resultado, com dez minutos, já estava 2 a 0, gols de Éverton Ribeiro e Bruno Henrique. Ainda na etapa inicial, Andreas Pereira, o craque da rodada, fechou os trabalhos: 3 a 0.

No segundo tempo, nem o Mengo forçou para ampliar, nem o Furacão se esforçou para diminuir. A partida virou uma contagem regressiva para o apito final, com os dois times administrando o relógio.

Palmeiras ou Flamengo comemorará, no Uruguai, o terceiro título da Libertadores, e, certamente, a torcida vencedora fará planos para o hipotético duelo mundial com o Chelsea sem se importar muito com a (hoje, muito provável) conquista brasileira do Atlético-MG após meio século. Agora, será bom o futuro vice-campeão da América, se for o Mengo, ainda estar na briga. Se o vice for o Verdão, a briga com o Galo já era...

O cara

Andreas Pereira
Eis um legítimo integrante da badalada geração belga: o meio-campista flamenguista marcou, armou, finalizou na trave no lance que originou o gol inaugural de Éverton Ribeiro e fechou o 3 a 0 sobre o Athletico-PR aparecendo como uma flecha na área

Andreas Pereira é legítimo integrante da badalada geração belga - Silvia Izquierdo - 22.set.21/Reuters

Troféus do Vitão

Pilha
Keno
O atacante incendiou o Atlético-MG ao sair do banco e aproveitou espetacular jogada de Hulk para ir à rede e garantir a vitória do líder sobre o Inter por 1 a 0. Com o triunfo, o Galo exorcizou a eliminação continental e tem tudo para se manter na rota que ponha fim nos 50 anos de fila no Brasileirão. Imagine se na queda diante do Palmeiras na Libertadores Cuca tivesse apostado em Keno e não na bizarra troca de Nacho Fernández pelo zagueiro Réver?

Pintura
Renato Augusto
O craque da camisa 8 foi o cara do ótimo Bragantino 2 x 2 Corinthians. Em um jogaço em que o Timão merecia vencer pelo ótimo primeiro tempo e esteve muito próximo de perder após levar o 2 a 0 aos 40 do segundo, Renato Augusto coroou com um golaço uma atuação em que organizou e comandou o time. Ele finalizou a pintura do 2 a 1, dando moral para o gás final que culminou no empate assinado aos 51 minutos por Gustavo Mosquito.

Destaques da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro de VARtebol

Lanterna para Tricolor
O São Paulo repetiu em Chapecó o decepcionante 1 a 1 do Morumbi e conseguiu a proeza de não vencer a horrorosa e condenada lanterna Chapecoense nos dois turnos: é mais do que o armagedon, é o apocalipse now redux coming soon! Apesar da ruindade, o Tricolor não vai fazer companhia à própria Chape, ao Sport e a mais duas outras babas na próxima Série B. Agora, escapar do rebaixamento é muito pouco, quase nada! Com NOVE (!) vagas garantidas para times brasileiros na Libertadores-2022, sete delas direto na fase de grupos, o São Paulo tem obrigação, orçamento e elenco para ficar com uma delas!

Seleça da coluna Caneladas do Vitão de 4 de outubro
Arte Agora
Selelama da coluna Caneladas do Vitão de 4 de outubro
Arte Agora

Jean-Paul Sartre: "Ser-se livre não é fazermos aquilo que queremos, mas querer-se aquilo que se pode".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com.br!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.