O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou novas regras para a prova de vida no “Diário Oficial da União” desta terça-feira. Pelas normas (que já estão valendo) aposentados e pensionistas com 60 anos ou mais poderão fazer o recadastramento no próprio INSS.
Basta agendar o atendimento pelo 135 ou na internet. Antes, só era possível se recadastrar no banco responsável pelo pagamento. Essa opção, porém, continua valendo normalmente.
As novas regras também permitem que idosos com idade acima de 80 anos e beneficiários com dificuldade de locomoção possam fazer a prova de vida em casa ou no local onde estiverem. Para os demais, o recadastramento segue sendo feito no banco.
A prova de vida (também chamada de renovação de senha ou fé de vida) é obrigatória para todos os beneficiários do INSS que recebem aposentadoria ou pensão em conta-corrente, poupança ou por cartão magnético. A renovação do cadastro deve ser feita a cada 12 meses, sob pena de ter o pagamento do benefício suspenso.
Segundo o INSS, até a semana passada, 2,179 milhões de segurados não haviam feito o recadastramento. Desse total, 529.317 poderão ter o pagamento suspenso na competência de março, que está sendo paga atualmente. MP 871 As novas regras estavam previstas na medida provisória 871, assinada em janeiro por Jair Bolsonaro, que prevê combate a fraudes. No entanto, os detalhes não haviam sido definidos. O INSS estima que há cerca de 3 milhões de benefícios com suspeita de fraude
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.