Oito em cada dez consumidores do país vão presentear neste Dia das Mães, segundo levantamento do SPC Brasil e da câmara de lojistas. O dia é considerado o segundo Natal do comércio e deve movimentar R$ 24,3 bilhões em vendas.
O levantamento feito pelo SPC nas capitais do país revela que 78% dos consumidores farão ao menos uma compra para a data neste ano, em 2018, a porcentagem foi de 74%.
A expectativa é de que aproximadamente 122,1 milhões de brasileiros presenteiem alguém, o que deve movimentar de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços no Brasil.
Segundo SPC Brasil, os shopping centers serão os principais pontos buscados por quem pretender comprar presente. Do total de entrevistados mais de um terço (34%) disseram que comprarão neste tipo de estabelecimento. Em segundo lugar, com 30%, ficam as compras pela internet.
Sobre isso, o diretor de certificação digital Leonardo Gonçalves lembra que a data é conhecida pelo aumento nas fraudes em compras online, atrasos nas entregas e outras falhas.
Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes na hora da compra. Segundo ele, as lojas originais possuem páginas protegidas que exibem a letra S no HTTP, ficando HTTPS.
Sorteios em shoppings
Os shoppings da capital e da Grande SP escolhem a dedo a data para presentear ou sortear prêmios aos consumidores e alavancar as compras no estabelecimento. Carros, viagens, quantias em dinheiro e apartamento são algumas das opções que serão ofertadas em troca de cupons de compras.
O Complexo Tatuapé (zona leste), por exemplo, oferece um Jeep Compass Sport. Para ter direito ao cupom de sorteio, o cliente deve gastar R$ 350 no shopping até 12 de maio.
Já o Shopping Praça da Moça irá sortear um apartamento. Para participar é preciso acumular R$ 350 em compras até 16 de junho.
Para aproveitar as promoções, a dica é concentrar as compras em um único local.
O valor médio previsto dos gastos para o Dia das Mães deve ser de R$ 199, superior à média no ano passado, que era de R$ 152,98, o que representa uma alta de 24%.
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