Descrição de chapéu INSS

Veja o que fazer para garantir renda maior na aposentadoria

Planejamento deve incluir a preparação dos documentos e também da vida fora do trabalho

São Paulo

A expectativa de quem trabalha durante 30 anos, 40 anos, é a de uma aposentadoria tranquila. Quando o benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é concedido, no entanto, nem sempre o sonho encontra correspondência na realidade. Para quem começa a cobiçar o pedido de aposentadoria, planejar é essencial.

Além de permitir um tempo de preparo e adaptação, o planejamento pode dar ao trabalhador a chance de melhorar as condições para a aposentadoria. Cada mês a mais de trabalho pode garantir um salário baixo a menos na conta do benefício. Atualmente, no cálculo da aposentadoria, o INSS faz uma média com os 80% maiores salários em reais.

Outro passo importante é organizar os períodos antigos de trabalho. Apesar de a Previdência só considerar as remunerações a partir de julho de 1994, o segurado não deve desconsiderar as atividades antigas.

O tempo em escola profissionalizante, o trabalho na infância e o tempo de serviço militar obrigatório são contribuições que devem ser incluídas no cadastro da Previdência Social. 

Muitas vezes, isoladamente, esses períodos são pequenos e podem dar a impressão de irrelevância. Somados, no entanto, podem resultar em um ano a mais de contribuição e ajudar o segurado a chegar a um cálculo melhor.

Tão importante quanto conseguir ganhar mais na aposentadoria, é o segurado garantir que gastará menos. Mesmo quem tem salários altos e pede o benefício em condições mais favoráveis enfrentará uma queda no padrão de vida.


Quando está na ativa, o trabalhador, principalmente aquele que está empregado com carteira assinada, tem plano de saúde, vale-transporte e, com certa frequência, outros benefícios, como cesta básica, vale-alimentação e bônus.

Redução de despesas

Reduzir as despesas e se preparar é, portanto, fundamental para evitar frustração e endividamento em um fase tão delicada. Uma aposentadoria tranquila também depende de menos dívidas e parcelas.

No período que antecede o pedido do benefício ao INSS, seja esse intervalo de alguns anos ou de poucos meses, o trabalhador deve aproveitar os benefícios que o empregador fornece. 

Dentre as principais dicas de especialistas estão, por exemplo, buscar médicos, fazer um check-up e dar início a eventuais cuidados paliativos que podem garantir um futuro saudável.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.