O segurado Osório de Andrade completou 65 anos em agosto de 2018 e deu entrada na aposentadoria por idade um mês depois, na agência da Previdência do Tatuapé, na zona leste da capital paulista. No entanto, o benefício ainda não saiu.
O leitor afirma já ter feito várias reclamações à Ouvidoria do INSS, nas quais confirmou todos os dados. Ele diz, ainda, que as informações fornecidas ao dar entrada na aposentadoria estavam corretas. “Mas já faz nove meses e só está ‘em análise’. Não sei mais o que fazer”, queixa-se.
“É um parto conseguir ligar lá [no INSS]”, complementa a dona de casa Sarita Pereira de Araújo, 57 anos, esposa do segurado. “Eu anoto o protocolo, mas falta orientação de como acessar o site, porque não conseguimos avançar pela internet”, explica.
Ela afirma, ainda, que o marido tem feito bicos em uma oficina mecânica para conseguir pagar as despesas mensais. Já a dona de casa está fazendo faxina na casa da filha para complementar a renda do casal.
Segundo eles, o motivo alegado pelo instituto para a demora na liberação da renda é a falta de funcionários para realizar os atendimentos. “Vou me aposentar daqui a três anos, mas acho que já vou dar entrada agora, porque vai demorar, mesmo”, comenta Sarita.
INSS concede a aposentadoria
Em nota enviada por meio de sua assessoria de imprensa, o INSS afirma que o benefício por idade de Osório de Andrade foi concedido em 13 de junho desse ano, com pagamento retroativo a 4 setembro de 2018.
O instituto recomenda que o segurado acesse as informações no site Meu INSS. Caso não tenha cadastro, ele deve aguardar correspondência com as os detalhes sobre sua aposentadoria, que será enviada para o endereço que consta no cadastro.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.