Descrição de chapéu Imposto de Renda

Receita abre nesta segunda primeiro lote do Imposto de Renda

Restituição será depositada no dia 17 para idosos e contribuintes com deficiência

São Paulo

A Receita Federal abre nesta segunda (10), às 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição das declarações do Imposto de Renda enviadas neste ano. A consulta pode ser feita por telefone, no número 146, ou no site da Receita. 


O dinheiro será depositado no dia 17 de junho na conta informada pelo contribuinte ao enviar sua declaração. O lote tem 2.573.186 contribuintes, totalizando R$ 5,1 bilhões _o número inclui também quem saiu da malha fina de declarações antigas.


Esse primeiro lote é todo composto por contribuintes com prioridade no recebimento da restituição do IR de 2019. A maioria deles são idosos entre 60 e 79 anos (2.174.038). Há ainda 245.552 idosos acima de 80 anos e 153.596 contribuintes com deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Segundo o supervisor nacional do IR, Joaquim Adir, nem todos os idosos entraram neste primeiro lote. A grana da restituição tem correção monetária de 1,54% _ para quem saiu da malha fina de declarações mais antigas o índice aplicado é maior. 

A Receita ainda não levantou os principais motivos que têm levado à malha fina, mas a omissão de renda costuma liderar. Despesas médicas também podem levar à malha fina. Em caso de falhas é preciso enviar uma declaração retificadora


Todos que enviaram a declaração já podem verificar se há pendências que precisam ser corrigidas. Essa consulta é feita no extrato da declaração, no site da Receita, pelo sistema e-CAC. O extrato mostra um alerta e detalha a pendência. Se não foram identificadas falhas, o sistema mostra que o pagamento está "em fila de restituição", mesmo se o dinheiro estiver programado para os próximos lotes.

 A Receita paga sete lotes de restituição neste ano, de junho a dezembro. Os próximos serão depositados em 15 de julho e 15 de agosto.

COMO SABER SE SUA DECLARAÇÃO FOI LIBERADA

A consulta começa na segunda-feira, a partir das 9h

Há duas opções:

A consulta não informa o valor da restituição e o dinheiro estará na conta no dia 17 de junho
 

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.