Descrição de chapéu INSS

Relator não mudará regra de professor nem cálculo do benefício

Voto complementar ao relatório da Previdência deve ser apresentado na semana que vem

São Paulo

O relator da reforma da Previdência, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP), não irá modificar as regras da aposentadoria de professores nem de policiais, e também não vai mudar o cálculo da média salarial para futuros aposentados. 

O deputado Samuel Moreira, relator da comissão especial da Reforma da Previdência, durante sessão de apresentação e leitura de seu relatório na comissão, no dia 13 de junho
O deputado Samuel Moreira, relator da comissão especial da Reforma da Previdência, durante sessão de apresentação e leitura de seu relatório na comissão, no dia 13 de junho - André Coelho/Folhapress

Moreira deve apresentar na semana que vem um voto complementar ao relatório divulgado por ele na quinta-feira (13). No entanto, já deixou claro que não fará nenhuma alteração “estrutural” na medida que possa comprometer a economia de quase R$ 1 trilhão prevista com a nova versão da reforma.

Nesta quarta-feira (26), as centrais sindicais se reuniram com o parlamentar. Dentre as reivindicações estava a de mudar o cálculo da média salarial das aposentadorias.

Se aprovada como está, a reforma da Previdência determina que a média salarial leve em conta todos os salários desde julho de 1994. Hoje, o INSS descarta os 20% menores e só usa os 80% maiores. Com a mudança, a renda na aposentadoria cai de 20% a 30%.

O relator considerou que uma alteração deste tipo traria um “impacto enorme”. Segundo Miguel Torres, presidente da Força Sindical, Moreira ouviu as reivindicações, mas afirmou a eles que o tempo era curto para mudanças. “Vamos tentar tirar o máximo possível de coisa ruim ou tentar diminuir. Depois, vamos tentar destaques ou emendas”, disse Torres.

Sobre professores e policiais, Moreira afirmou considerar que “os esforços” já foram feitos na primeira versão de seu relatório, que trouxe idade menor no benefício das professoras. Após a leitura do voto, o relatório está pronto para ser votado na comissão. 

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.