Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Aposentadoria está em análise há 7 meses

Segurada completou os 30 anos exigidos para pedir o benefício por tempo de contribuição

Ana Paula Branco
São Paulo

A pedagoga Maria Isabel Jeronimo Stocco, 58 anos, solicitou a aposentadoria por tempo de contribuição em 8 de janeiro deste ano e ainda espera o resultado da análise do INSS.

Para solicitar este benefício, é preciso comprovar o total de 35 anos de contribuição, no caso dos homens, ou 30 anos de pagamentos, se mulher. A leitora afirma ter completado 30 anos, dez meses e cinco dias de contribuições. 

"Quando fiz o pedido, deram prazo de 45 dias, que poderia ser estendido por mais 45. Porém já se passaram sete meses e nada."

Maria Isabel Jeronimo Stocco, 58 anos, conta que foi demitida do banco meses após solicitar a sua aposentadoria por tempo de contribuição
Maria Isabel Jeronimo Stocco, 58 anos, conta que foi demitida do banco meses após solicitar a sua aposentadoria por tempo de contribuição - Rivaldo Gomes/Folhapress

O INSS pede aos trabalhadores um prazo de 45 dias para analisar o benefício, mas têm sido frequentes análises que demoram até oito meses.

Em abril, a segurada foi demitida do banco, onde trabalhava no call center havia oito anos. Ela conta que sua renda hoje é o seguro-desemprego, que termina em dois meses.

"Tenho problemas de coluna, passei por uma cirurgia no ombro e o meu esposo também está com problemas de saúde. A situação está bem complicada e estou desempregada. Preciso desse benefício para as despesas básicas", diz.

"O meu tempo de contribuição passou dos 30 anos exigidos. Não sei mais a quem recorrer. Quando fui à agência do INSS, só disseram que está em análise e que preciso aguardar. Por quanto tempo ainda?"

INSS concede aposentadoria

No dia 16 de agosto, o INSS afirmou que o pedido de aposentadoria por tempo de contribuição da leitora foi analisado e o órgão concluiu haver a necessidade de cumprimento de algumas exigências por parte da segurada. 

Para isso, o INSS enviou um comunicado para o email cadastrado no requerimento do benefício. A segurada anexou os documentos solicitados e o INSS deu prosseguimento na análise.

Em 19 de agosto, o INSS esclareceu que a aposentadoria por tempo de contribuição da segurada foi concedida em 17 de agosto (sábado), com pagamento retroativo a 1º de março de 2019. A segurada poderá ter acesso aos dados de seu benefício no site MEU INSS.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.