Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurada tenta se aposentar por idade

Leitora solicitou o benefício em dezembro do ano passado e recebeu prazo de 45 dias para uma resposta, que não chega

São Paulo

Há sete meses, Irene Aparecida Camareli Andrade, 60 anos, aguarda a resposta do INSS sobre seu pedido de aposentadoria por idade.

Sempre que entra em contato com o órgão federal, a leitora recebe a mesma informação: o processo está em análise.

Irene Aparecida Camareli Andrade tem 60 anos de idade e 15 anos de contribuição, cumprindo as exigências que o benefício solicitado requer e diz que não tem previsão de quando análise será concluída
Irene Aparecida Camareli Andrade tem 60 anos de idade e 15 anos de contribuição - Rivaldo Gomes/Folhapress

“Ligo para a Ouvidoria e já fui pessoalmente consultar. Disseram para eu esperar e ficar ligando para ter notícias. A conversa é a mesma sempre. Ainda dizem que não há previsão de quando terei minha aposentadoria. É um absurdo”, queixa-se a segurada.

Aparecida conta que ficou quatro anos sem trabalhar e, por um ano, fez os pagamentos ao INSS por meio de carnê. Hoje, soma 15 anos de contribuição. “Eu era ascensorista e tenho bursite e problemas na coluna. Ainda faço tratamento. Saí do trabalho para tentar engravidar e, depois, não consegui mais voltar ao mercado.”

O pedido da aposentadoria por idade foi feito pela leitora em 17 de dezembro de 2018. Na ocasião, ela recebeu do instituto o prazo de 45 dias para a análise.

Com 60 anos de idade e 15 anos de contribuição, a segurada cumpre as exigências do benefício.
“Somos em quatro pessoas em casa e só meu marido está trabalhando. Preciso dessa aposentadoria”, diz.

INSS concede o benefício

Em nota, o INSS esclarece que a aposentadoria por idade da segurada Irene Aparecida Camareli Andrade foi concedida no dia 22 de julho, com inicio de vigência em 17 de dezembro de 2018.

O instituto afirma ainda que a leitora pode aguardar a correspondência enviada pelo INSS com as informações sobre o benefício ou acessar o portal de serviços Meu INSS na internet.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.