Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Paciente aguarda data de exame há três meses no SUS

Dona de casa diz que precisa fazer uma broncoscopia, porém ela afirma não conseguir atendimento em hospitais da rede pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A dona de casa Amália Domingos Gomes, 70 anos, do Parque Tietê (zona norte), conta que, há três meses, recebeu um diagnóstico de suspeita de câncer no pulmão. De lá para cá, Amália e a família convivem com essa dúvida, uma vez que, até o momento, ela não conseguiu atendimento específico para o caso. 
A leitora relata que o médico a encaminhou para fazer um exame chamado broncoscopia. 

“Esse exame exige internação, mas em todos os hospitais que fui negaram a internação sem ser urgência, apesar de constar no pedido que precisa ser feito com urgência”, afirma.

“Não tenho condições de arcar com custos de um hospital particular”, afirma a dona de casa, que já realizou uma tomografia do pulmão na rede particular.

Amália Domingos Gomes diz que foi informada no AMA (Atendimento Médico Ambulatorial) Jardim Ladeira Rosa, onde faz acompanhamento, que o encaminhamento da rede particular não seria aceito - Martha Salomão/Folhapress

“Iria demorar tanto que a minha família deu um jeito de pagar esse exame e outro, pelos quais foi possível descartar tuberculose, que era a primeira suspeita”, diz.

Segundo a leitora, foi informada no AMA (Atendimento Médico Ambulatorial) Jardim Ladeira Rosa, onde faz acompanhamento, que não teria como ela fazer o exame porque o encaminhamento era da rede particular. 

“Não sei mais a quem recorrer. Por isso, peço a intervenção do Defesa do Cidadão para que eu possa saber o quanto antes o que realmente tenho e iniciar o tratamento adequado.”

Unidade agenda avaliação

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte informa que a paciente passou em consulta no AMA Jardim Ladeira Rosa em 15 de maio, realizou exame de radiografia e recebeu um encaminhamento para consulta com clínico, realizada em 28 de maio. A médica solicitou alguns exames, mas não constava pedido para broncoscopia. A unidade de saúde agendou avaliação de retorno com a médica clínica geral para o último dia 9.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.