Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurado aguarda INSS desde janeiro

Leitor pediu a aposentadoria por tempo de contribuição e recebeu prazo de 45 dias para uma resposta

Ana Paula Branco
São Paulo

Em janeiro, Hélio Baisi, 58 anos, deu entrada na sua aposentadoria por tempo de contribuição pelo telefone 135 e está aguardando resposta do INSS. 

O leitor já soma 35 anos de contribuição, mas não atinge os 96 pontos (na soma da idade com o tempo de pagamentos) para pegar o benefício integral. 

Hélio Baisi, 58 anos, solicitou a aposentadoria com fator, pois não atinge os 96 pontos exigidos para o benefício integral; desempregado, o segurado contribuiu como autônomo nos últimos três anos
Hélio Baisi, 58 anos, solicitou a aposentadoria com fator, pois não atinge os 96 pontos exigidos para o benefício integral; desempregado, o segurado contribuiu como autônomo nos últimos três anos - Martha Salomão/Folhapress

Ele terá a aplicação do fator previdenciário no cálculo do benefício, o que vai diminuir sua renda mensal.

"Resolvi pegar o benefício para fugir da reforma da Previdência e porque estou desempregado", conta.

Sem registro na carteira de trabalho há três anos, o segurado tem pago as contribuições como autônomo e fez o requerimento quando completou o tempo mínimo de recolhimento. "Paguei como autônomo até fevereiro. Em março, levei os documentos que o INSS pediu e estou aguardando."

O leitor trabalhava com vendas de assistência 24 horas para carros até ser demitido. "Entrei com processo contra a empresa e fizemos um acordo. Agora, preciso me aposentar e não estou conseguindo", diz.

"Quando entreguei os documentos na agência do INSS, a atendente disse que iria demorar de 30 dias a 45 dias. Isso já faz seis meses. Peço encarecidamente ao Agora que me ajude."

Aposentadoria é concedida

O INSS afirma que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado foi concedida em 19 de setembro, com pagamento retroativo a 1º de março de 2019. O instituto esclarece que enviou mensagem para o endereço eletrônico do leitor com as informações sobre o benefício.

Ao Agora Hélio Baisi confirmou a concessão do seu benefício. "Conferi os dados pelo site Meu INSS. Muito obrigado", disse.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.