Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurado aguarda INSS desde janeiro

Leitor pediu a aposentadoria por tempo de contribuição e recebeu prazo de 45 dias para uma resposta

São Paulo

Em janeiro, Hélio Baisi, 58 anos, deu entrada na sua aposentadoria por tempo de contribuição pelo telefone 135 e está aguardando resposta do INSS. 

O leitor já soma 35 anos de contribuição, mas não atinge os 96 pontos (na soma da idade com o tempo de pagamentos) para pegar o benefício integral. 

Hélio Baisi, 58 anos, solicitou a aposentadoria com fator, pois não atinge os 96 pontos exigidos para o benefício integral; desempregado, o segurado contribuiu como autônomo nos últimos três anos
Hélio Baisi, 58 anos, solicitou a aposentadoria com fator, pois não atinge os 96 pontos exigidos para o benefício integral; desempregado, o segurado contribuiu como autônomo nos últimos três anos - Martha Salomão/Folhapress

Ele terá a aplicação do fator previdenciário no cálculo do benefício, o que vai diminuir sua renda mensal.

"Resolvi pegar o benefício para fugir da reforma da Previdência e porque estou desempregado", conta.

Sem registro na carteira de trabalho há três anos, o segurado tem pago as contribuições como autônomo e fez o requerimento quando completou o tempo mínimo de recolhimento. "Paguei como autônomo até fevereiro. Em março, levei os documentos que o INSS pediu e estou aguardando."

O leitor trabalhava com vendas de assistência 24 horas para carros até ser demitido. "Entrei com processo contra a empresa e fizemos um acordo. Agora, preciso me aposentar e não estou conseguindo", diz.

"Quando entreguei os documentos na agência do INSS, a atendente disse que iria demorar de 30 dias a 45 dias. Isso já faz seis meses. Peço encarecidamente ao Agora que me ajude."

Aposentadoria é concedida

O INSS afirma que a aposentadoria por tempo de contribuição do segurado foi concedida em 19 de setembro, com pagamento retroativo a 1º de março de 2019. O instituto esclarece que enviou mensagem para o endereço eletrônico do leitor com as informações sobre o benefício.

Ao Agora Hélio Baisi confirmou a concessão do seu benefício. "Conferi os dados pelo site Meu INSS. Muito obrigado", disse.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.