Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

SPTrans nega Bilhete Único Especial

Leitora afirma que apresentou laudo médico, mas não consegue benefício; veja outras queixas

São Paulo

A dona de casa Andréia Alves Batista Trindade, 44 anos, da Vila Penteado (zona norte), conta que, em agosto, solicitou o Bilhete Único Especial – Pessoa com Deficiência para a SPTrans, mas reclama que, mesmo apresentando o laudo médico, o pedido foi negado.

“Disseram que a médica não havia especificado o tipo de quimioterapia no laudo, mas ela informou o número da CID (Classificação Internacional de Doenças) C50 – Neoplasia maligna de mama”, afirma a leitora. 

Danilo Verpa/Folhapress


Andréia relata que faz quimioterapia venosa e não pode se locomover sem acompanhante. “É a terceira vez que faço o tratamento. Mesmo assim, eles estão negando um benefício a que tenho direito. É inaceitável”, queixa-se à reportagem.

“Peço a intervenção do Defesa do Cidadão para resolver essa situação o quanto antes”, diz a leitora.

Empresa pede novo formulário

A SPTrans informa que a leitora pode solicitar a reconsideração do pedido e, caso prefira, apresentar um novo formulário especificando o tipo de tratamento, conforme exigido pela legislação, que pode ser entregue em um dos postos de atendimento da SPTrans. 

A empresa afirma ainda que, em 13 de agosto, Andréia apresentou o formulário de solicitação com a CID C50 – Neoplasia maligna de mama, entretanto, a documentação não comprova que ela estava em tratamento vigente. 

A SPTrans diz que uma nova documentação foi enviada no dia 13 de setembro, mas o formulário foi emitido por Unidade Básica de Saúde, que não realiza tratamento para câncer, além de não especificar o tipo de tratamento. A concessão do benefício deve atender aos requisitos previstos na legislação municipal (lei 11.250/92 e lei 14.988/09).

Outras reclamações

Claro 

O motorista de aplicativo Cristiano de Melo, 42 anos, da Saúde (zona sul), conta que tem um plano de telefone da Claro, pelo qual paga R$ 130. O leitor diz que tem direito a um pacote de dados de 10 Gigabytes, além de poder acessar outros serviços sem utilizar a franquia. “O problema é que estão descontando do meu plano de dados.” 


Resposta 

A Claro informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que está em contato com Cristiano de Melo e está realizando os ajustes necessários. A operadora diz ainda estar à disposição por meio de todos os canais de atendimento.


Vivo 

João Carlos Loureiro Neto relata que era assinante da internet e da TV a cabo da Vivo e foi avisado pela operadora que o serviço seria substituído por fibra óptica. “O problema é que pagamos a mais por um pacote de serviços que, logo em seguida, foi interrompido. Quero que devolvam o valor pago a mais.” 


Resposta 

A Vivo informa que a situação do cliente João Carlos Loureiro Neto está regularizada e o consumidor está ciente dessa informação. A operadora diz ainda estar à disposição por meio da central telefônica 10315 (fixa) e *8486 (móvel), das lojas físicas e do SMS.

Greenline 

Caio Roberto Pontedura reclama que solicitou uma carta de quitação de seu plano de saúde da Greenline, mas a empresa pediu dez dias úteis para enviar o documento. “Não sei para que tantos dias assim. É muita enrolação. Peço que agilizem o envio desta carta, pois preciso muito do documento”, diz Pontedura. 


Resposta 

A Greenline Sistema de Saúde informa, por meio de sua assessoria, que fez contato com o beneficiário, providenciou a carta de portabilidade e enviou o documento para ele, que confirmou o recebimento. 

TIM 

Fiz três recargas no meu celular da TIM e quando tentei realizar uma ligação recebi a informação de que não tinha créditos. Isso é um absurdo, eu quero que eles me reembolsem ou devolvam os créditos. Por favor, Agora, me ajude", diz Divaldo Tonin, 60 anos, desempregado, do Bom Retiro 


Resposta 

O centro de relacionamento com o cliente da TIM informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que o caso do leitor permanece em tratamento. A operadora diz ainda que esta à disposição para esclarecer quaisquer questionamentos. 

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