Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Aposentado reclama de multa da TIM; veja outras reclamações

Cliente conta que empresa está cobrando taxa por quebra de contrato

São Paulo e São Paulo

O aposentado Adriano Maurício Pereira, 85 anos, de Mogi das Cruzes (Grande SP), conta que se mudou para uma chácara na mesma cidade e solicitou informações da TIM para que pudesse fazer a portabilidade de sua linha de telefone fixo.

Porém, ele reclama que a operadora apenas disse que analisaria o caso, mas não lhe deu um retorno sobre ter ou não a infraestrutura para funcionamento da linha fixa no local.

Leitor conta que solicitou análise da operadora para transferir linha fixa para área rural, mas afirma que não foi atendido
Leitor conta que solicitou análise da operadora para transferir linha fixa para área rural, mas afirma que não foi atendido - Rivaldo Gomes/Folhapress 14 Fev.2019

“Diante da impossibilidade de utilizar o serviço, decidi solicitar o cancelamento, mas a operadora está cobrando uma multa por cancelamento. É absurdo”. 

Pereira considera inaceitável a TIM cobrar R$ 200 para cancelar a linha sob argumento de que ele é cliente há menos de um ano.

Pereira também está insatisfeito com os canais de atendimento digital da operadora. Ele informa que não consegue acessar o aplicativo “Meu TIM”, disponível para smartphones, para buscar o contrato. “A linha funciona no endereço cadastrado onde eu residia.” 

Operadora diz que tentou falar com o leitor

Procurada, a TIM informa que tentou contato por diversas vezes com o cliente, mas não conseguiu.
A operadora diz ainda estar à disposição para esclarecer seus questionamentos.

O cliente contesta. “Não recebi nenhuma ligação da TIM até agora, e nenhum email”, disse o leitor à reportagem do Agora.

_______________________________________________________________________

Veja outras reclamações

Vivo

Renata Dias Santana, 50 anos, do Conjunto Habitacional Fazenda do Carmo (zona leste), afirma que é assinante de uma linha fixa da Vivo, mas reclama que o serviço está sem funcionar desde o dia 12 de outubro. “É um verdadeiro absurdo. Dependo do telefone para trabalhar, pois trabalho em casa. Conto com o auxílio do Defesa para a resolução e ressarcimento dos dias que fiquei sem telefone e danos causados.” 

Resposta

A Vivo informa, por meio de nota de sua assessoria de imprensa, que entrou em contato com a cliente Renata Dias Santana e a dificuldade já foi solucionada.

Net 

O consultor jurídico José Alexandre Refinetti, 66 anos, da Chácara Belenzinho (zona leste), afirma que anda recebendo constantemente mensagens indesejáveis da Net sobre promoções. O consultor conta que recebe quase 15 mensagens por dia. “Já liguei para a Net, mas dizem que não podem fazer nada, pois as mensagens enviadas são programadas. Mesmo tendo o número restrito, a operadora conseguiu achar. Agora, ninguém resolve meu problema.” 

Resposta

A Net informa, em nota, que entrou em contato com o cliente e está acompanhando o caso até a finalização.

Oi

Fábio Francisco de Sousa, 30 anos, do Jardim São Gabriel (zona leste), afirma que tem um plano pós-pago da Oi, mas reclama que há meses sofre com a queda de ligações a todo instante. “Já liguei na ouvidoria da Oi e não resolveram o meu problema.” 

Resposta

A Oi informa que o problema de oscilação pode ocorrer devido a topografias e/ou outros fatores que interfiram na transmissão de sinal. A operadora diz ainda que foram trocados o chip e o aparelho do cliente, mas a falha persiste. Ele decidirá se cancelará.

Dufry

O biomédico Willas Bruscatto, 55 anos, do Campo Limpo (zona sul), afirma que, em 4 de agosto, comprou um iPhone 7 Gold em uma loja Dufry, no aeroporto de Guarulhos (Grande SP), mas o aparelho apresentou defeito. Levei até a uma autorizada e fui informado que o aparelho não tinha mais garantia, pois foi vendido em 2017 nos Estados Unidos. 

Resposta

A Dufry informa que o cliente optou pela troca do produto, que será realizada até o dia 29.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.