Descrição de chapéu INSS

Diarista aguarda desde maio pelo benefício assistencial do INSS

Trabalhadora pediu ao instituto BPC/Loas há sete meses; ela sofreu um acidente e não consegue mais trabalhar na área

São Paulo

A diarista Irenildes Correia da Silva, 53 anos, deu entrada no pedido de BPC/Loas (Benefício de Prestação Continuada, da Lei Orgânica da Assistência Social), destinado a pessoas com deficiência e idosos carentes, em maio de 2019.

Segundo ela, ao fazer a solicitação ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi informada que o prazo para análise do pedido era de até 45 dias. “Mas, até agora, nada”, afirma.

A diarista Irenildes Correia da Silva, 53 anos, sempre contribuiu como MEI (Microempreendedor Individual), mas parou de pagar o INSS assim que sofreu um acidente; ela quer benefício pago a deficiente - Martha Salomão/Folhapress

Irenildes, que tem osteoporose avançada, explica que solicitou o benefício após sofrer um acidente, que a impede de realizar muitos movimentos. Com isso, não pode mais trabalhar como diarista. “Quebrei a perna em vários lugares e, agora, estou impossibilitada de trabalhar”, conta ela.

A diarista afirma que pagava as contribuições à Previdência de forma individual, como MEI (Microempreendedor Individual), mas que, por causa do acidente, acabou não conseguindo mais realizar os pagamentos, já que não tem mais condições de trabalhar.

“No INSS, me aconselharam a ingressar com o pedido do BPC”, explica. O benefício assistencial é pago para deficientes e idosos com famílias com renda per capita (por pessoa) de até um quarto do salário mínimo.

Segurada deverá ir à agência

Em nota, a assessoria de imprensa do INSS informa que enviou, no dia 10 de dezembro, mensagem para a segurada. “Para dar prosseguimento à análise do pedido de benefício, a senhora Irenildes deverá comparecer à agência São Paulo - centro, no dia 3/1/2020, às 7h30, para avaliação social”.

Segundo o instituto, “neste dia, ela também deverá solicitar que seja agendada uma data para a avaliação da perícia médica.”

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.