Descrição de chapéu INSS

Pedido de benefício do INSS terá novas mudanças em 2020

Digitalização e reforma trarão alterações; 2019 marcou o fim dos agendamentos

São Paulo

A forma como os brasileiros pedem benefícios da Previdência passou por mudanças em 2019. A mais importante delas é que solicitações feitas diretamente nas agências de atendimento deram lugar a requerimentos eletrônicos pela internet ou por telefone, sem a necessidade de agendar uma ida ao local.

Dos 96 serviços oferecidos pelo órgão, 90 passaram a ser solicitados diretamente pelo aplicativo e pelo portal Meu INSS (meu.inss.gov.br) ou por telefone, na Central 135. Em 2020, o ainda recente sistema de atendimento a distância passará por novas mudanças.

A reforma da Previdência exigirá adaptações para amparar trabalhadores que utilizarão os canais de acesso ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para planejar suas aposentadorias em meio ao emaranhado de regras de transição que foram acrescentadas à já complicada legislação previdenciária do país.

Até o momento, devido à complexidade da reforma, o sistema está impossibilitado de oferecer para parte dos segurados uma das principais vantagens prometidas pela automação: a concessão imediata da aposentadoria pela internet ou por telefone.
 

Além das alterações provocadas pela reforma, outras mudanças virão com o avanço tecnológico. O INSS pretende que os atendimentos remotos alcancem os poucos serviços ainda realizados de forma presencial, como é o caso da prova de vida anual para a manutenção da aposentadoria e das pensões por morte.
 

Prova de vida

Com projeto-piloto iniciado em 2019, o instituto prevê que a comprovação realizada por meio de aplicativo para celular estará disponível a todos os beneficiários em 2020. 

A comodidade de requerer direitos sem sair de casa, porém, pode dificultar a concessão de benefícios para segurados pouco familiarizados com a tecnologia ou que não buscarem informações prévias sobre as regras previdenciárias vigentes.

Hoje, a prova de vida é realizada na rede bancária, no mês em que o benefício do segurado faz "aniversário". Quem não prova que está vivo pode ter a renda cortada.

Sem o amparo de um funcionário treinado, parte da população nem sequer conseguirá formalizar o desejo de receber um benefício, alerta o advogado especialista em direito previdenciário Rômulo Saraiva. “A maior parte do público da seguridade tem baixa escolaridade e depende de orientação”, diz.

O INSS vem afirmando, entretanto, que o atendimento presencial continuará a ser oferecido quando necessário. São os casos chamados de cumprimento de exigências, que ocorrem nas ocasiões em que o órgão solicita o comparecimento do cidadão em uma agência para a entrega de documentos.

Convênios de cooperação técnica com sindicatos e diversas entidades de classe também são apresentados pelo governo como alternativas a quem necessita de atendimento presencial especializado.

O Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentos da Força Sindical), por exemplo, anunciou neste ano que passou a receber pedidos de aposentadorias em convênio com o INSS em quase 90 endereços

BENEFÍCIOS DA PREVIDÊNCIA | COMO SOLICITAR

  • Pedidos de aposentadorias ao INSS devem ser feitos por telefone ou pela internet
  • Os atendimentos com hora marcada nas agências da Previdência não são obrigatórios
  • A presença do segurado no posto só é requisitada ser for preciso entregar documentos

Use a internet
Na página ou aplicativo, também é possível pedir o benefício, além de conferir os recolhimentos realizados e outras informações sobre o beneficiário 

Acesso 
O Meu INSS está disponível:

  • No site meu.inss.gov.br 
  • Por aplicativo para Android e IOS

Login
Para pedir a aposentadoria é necessário criar uma senha. Há três possibilidades:

1) No site

  • Acesse o Meu INSS e procure por “Login”
  • Responda as perguntas sobre dados pessoais, trabalhistas e previdenciários
  • Anote a senha inicial. Ela será necessária para cadastrar sua senha definitiva
  • Siga as instruções do site para cadastrar uma nova senha de nove caracteres

2) Internet banking

  • Correntistas de bancos credenciados podem fazer o cadastro do Meu INSS no site de atendimento ao cliente 

3) Agências da Previdência

  • As agências da Previdência ajudam os cidadãos a cadastrar a senha inicial do Meu INSS

Dúvidas?

  • Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 135
  • O atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h
  • Quem liga do celular paga o valor da chamada local
  • A ligação por telefone fixo ou público não tem custo

COMO USAR O MEU INSS
Para entrar no sistema, informe o número do CPF e a senha cadastrada.
Se necessário, atualize os dados cadastrais que serão solicitados no site.

Na tela inicial, clique em “Aposentadorias urbanas”. O sistema apresentará duas opções de benefício:

  • Aposentadoria por idade urbana

  • Aposentadoria por tempo de contribuição 

Atenção

  • O INSS ainda está adaptando o seu sistema às mudanças provocadas pela reforma da Previdência
  • As aposentadorias com novas regras, portanto, podem não estar disponíveis no Meu INSS
  • O órgão garante, no entanto, que realizará as adaptações e concederá o melhor benefício
  • O segurado que identificar erro no cálculo do benefício tem até dez anos para pedir a revisão  

Confira suas contribuições 

  • Contar as contribuições é fundamental para saber se há direito à aposentadoria
  • Para quem usa o Meu INSS, os dados estão no “Extrato de Contribuições (Cnis)”
  • Também é necessário fazer o login com o CPF e a senha para ter acesso ao Cnis
  • O site mostrará todo o tempo de contribuição registrado no sistema da Previdência

Faltou algum período?

  • É comum que contribuições não apareçam no Cnis
  • O acerto pode ser feito pessoalmente, no posto do INSS
  • O órgão, porém, deixou de agendar esse serviço
  • O jeito é fazer o acerto quando pedir um benefício 

Documentos originais

  • A carteira profissional com as anotações originais e as guias de recolhimento são provas do tempo de contribuição
  • Mesmo que os recolhimentos não apareçam no Cnis, os documentos originais podem garantir a aposentadoria

Arrependimento

Se a aposentadoria foi concedida com erro ou houve arrependimento, o segurado pode desistir da aposentadoria.

Para isso, é importante não sacar o benefício e outras verbas liberadas com a concessão da aposentadoria. 

Garanta que a desistência será reconhecida comunicando essa decisão ao INSS pelos canais de contato. Obtenha comprovantes de que não mexeu em nenhuma das verbas da aposentadoria da seguinte forma:

  • Na Caixa, peça declarações de que não houve saque do FGTS e do PIS 
  • Quem trabalha em órgão público pede declaração sobre o Pasep ao Banco do Brasil

Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)

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