Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Passageiro reclama de atraso em linha; veja outras reclamações

Aposentado afirma que intervalos entre ônibus são longos e pede fiscalização

São Paulo

O aposentado Gilberto Villalva, 70 anos, do Belenzinho (zona leste), reclama dos frequentes atrasos na linha de ônibus que pega diariamente: Jardim João 23 - Terminal Barra Funda.

O leitor conta que, por exemplo, no dia 9 deste mês, constatou pelo sistema de monitoramento de transporte da SPTrans, o Olho Vivo, que, às 17h, “o ônibus mais próximo da rua Pio 11 estava perto do cemitério da Lapa. O carro seguinte, estava na rua Guatambus, Vila Antônio, perto da Raposo Tavares”, relata.

Rivaldo Gomes/Folhapress

“Há dias em que passam dois ou três ônibus juntos antes das 17h. Depois, temos um longo intervalo e, lá atrás, vêm mais dois ou três juntos. Não há fiscalização da SPTrans ou da empresa Transpass?”, reclama.

“Quando o ônibus chega no ponto da rua São Domingos Sávio, onde o pego, está superlotado.”  

SPTrans: 156

Trânsito pode provocar demora

A Transpass (Transporte de Passageiros) informa que foi verificado que, na faixa horária das 16h e 17h, devido a motivos involuntários e externos, como congestionamentos e trânsito, alheios à responsabilidade operacional da empresa, houve atraso de percurso, causando intervalos excessivos.
Segundo a empresa, o fiscal da linha foi orientado a manter a regularidade dos horários. A companhia diz ainda que a operação da linha ocorre conforme a OSO (Ordem de Serviço Operacional) emitida pela SPTrans, onde constam horários, itinerário, quantidade/modelo/tecnologia dos carros pré-determinados e fiscalizados pelo órgão gestor. 
“Fatores externos e alheios que interfiram na operação são devidamente justificados”, informa, em nota. A Transpass diz que há monitoramento/fiscalização de todos os carros em percurso via sistema da SPTrans.

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Veja outras reclamações

Net

O corretor de imóveis Paulo Eduardo Sabathe Júnior, 47 anos, do Jardim Colorado (zona leste), conta que é cliente da Net e recebeu uma cortesia para utilizar a TV da operadora por causa de uma falha no serviço. “Estão cobrando R$ 200 em minha mensalidade.” 

Resposta

A Net informa, por meio de sua assessoria, que entrou em contato com o cliente e prestou esclarecimentos sobre os valores cobrados na fatura.

Mercado Livre

O agente de apoio à pesquisa Nelson Roberto Rudiger, da Vila Esperança (zona leste), conta que fez uma compra aplicativo do Mercado Livre, no valor de R$ 350, com entrega a combinar com o vendedor em 20 de outubro, mas não conseguiu contato. “Solicitei o cancelamento da compra. Esse valor foi debitado do meu cartão de crédito e eu nem recebi o produto.” 

Resposta

O Mercado Livre informa, que o leitor teve a compra cancelada e o valor, estornado para o cartão de crédito. 

Banco Inter 

O aposentado Doniseti Barbieri, 53 anos, de Indaiatuba (98 km de SP), conta que tem um cartão consignado do Banco Inter e reclama que a instituição continua fazendo descontos em seu benefício, mesmo após ele ter quitado uma dívida. “Não fiz os saques que estão alegando.” 

Resposta 

O Banco Inter informa que encaminhou resposta ao consumidor no último dia 13, remetido ao endereço eletrônico cadastrado em seu sistema, visando preservar as informações protegidas pelo sigilo bancário.

Ponto Frio

Carlos Eduardo Carijó da Câmara, 54 anos, da Consolação (região central), afirma que comprou um celular no Ponto Frio e emitiu o boleto para pagamento à vista, quitado na manhã do dia 17 de outubro. "O dinheiro saiu da conta, já enviei o comprovante. Dizem que o financeiro irá entrar em contato e não entra." 

Resposta

Até a conclusão desta edição, o Ponto Frio ainda não havia se manifestado sobre o assunto. 

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