Governo anuncia demissão do presidente do INSS

Atual secretário de Previdência, Leonardo Rolim, ocupará cargo

São Paulo

Com uma fila de quase 2 milhões de benefícios à espera de análise, o Secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, anunciou a saída do presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira. Em seu lugar entrará Leonardo Rollim, hoje secretário de Previdência. 

"A saída dele se deu por razões particulares. Há mais de 15 dias estamos conversando com o presidente (...) e não faltou de nossa parte apoio para que ele continuasse na atividade. A decisão está tomada, vamos respeitar", afirmou Marinho. 

Leonardo Rolim ocupou o cargo de secretário de Previdência do governo Jair Bolsonaro e foi um dos idealizadores da reforma previdenciária aprovada pelo governo no ano passado. É engenheiro civil pela UFPB e mestre em administração pela UnB.

Além da contratação de 7.000 militares da reserva, Marinho disse que o INSS pretende contratar 1.200 servidores aposentados para atuar no atendimento aos segurados. O custo mensal com esses profissionais está estimado em até R$ 15 milhões por mês.

Segundo o secretário, haverá um edital de seleção para aposentados do órgão possam reforçar o atendimento do órgão. A participação, afirmou, é optativa. 

A ideia do governo é que o atendimento desses novos servidores comece até abril nas agências do INSS.

Além da fila de espera da aposentadoria, o sistema do INSS ainda não está pronto para analisar benefícios segundo as regras da reforma da Previdência, que começou a valer no dia 13 de novembro de 2019.  O INSS prevê que terá condições de iniciar até o fim de março as análises de benefícios que considerem as regras da reforma da Previdência, quando os seus sistemas eletrônicos deverão estar adaptados à nova legislação em vigor. 

Quem tem direito ao benefício e aguarda mais de 45 dias pelo pagamento recebe os valores com correção monetária pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

Como os valores são pagos de uma vez só, o Imposto de Renda é calculado sobre o valor total de atrasados, e não mês a mês. Com isso, muitos brasileiros acabam pagando mais Imposto de Renda e terão que declarar os valores no Imposto de Renda para receber o valor descontado a mais.

Quem tiver desembolsado imposto a mais no ano por conta dessa espera terá que esperar até a restituição do Imposto de Renda para receber o dinheiro.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.