Descrição de chapéu INSS

Aposentado está sem renda desde janeiro

Irmã, que é a procuradora, diz que fez a prova de vida em novembro, mas mesmo assim benefício foi cortado

São Paulo

O aposentado João Balbino Ramos, 84 anos, está desde janeiro deste ano sem receber o benefício.

Quem aponta a falha é a irmã, Neusa de Paula, 73 anos, que é também sua procuradora e faz a administração das despesas.

Ela explica que todo ano precisa renovar a procuração e o atestado médico de vida e que, como de costume, realizou o procedimento em novembro do ano passado. Mesmo com toda a documentação necessária e reconhecida em cartório, diz que teve problemas na renovação.

“Quando fui à agência do INSS, me disseram que enviariam os documentos para o banco. Como não tive retorno, voltei novamente, em dezembro, e me disseram que enviariam a documentação imediatamente, o que não aconteceu.”

Neusa e o irmão João Ramos; ela afirma que foi à agência do INSS três vezes e só na última disseram que precisaria fazer o procedimento pelo site - Martha Salomão/Folhapress

Sem respostas, Neusa voltou pela terceira vez à agência, em janeiro deste ano, e afirma que foi informada de que precisaria fazer tudo pelo site Meu INSS.

“Um absurdo. Estou desde novembro aguardando uma resposta e só agora eles vêm falar que precisa ser feito pelo portal.”

A irmã do segurado afirma que fez o procedimento solicitado pelo site, mas que até agora não teve retorno do INSS.

“Não me dão resposta alguma. Mesmo depois de ter acertado tudo, não recebo contato algum. Nem por email, nem por telefone e nem pelo Meu INSS.”

Pedido de renovação foi negado

O INSS informou que, em 25 de novembro, o segurado agendou o pedido de renovação de procuração.

Em 16 de dezembro, o INSS informou, por email, que a procuração não havia sido atualizada porque o atestado médico apresentado não esclarecia qual era a impossibilidade de locomoção do segurado.

Em 10 de janeiro, foi feito novo pedido de renovação de procuração e, no dia 21, o INSS enviou por email carta de exigências, solicitando novos documentos.

Em fevereiro, o órgão diz que o pedido de renovação foi indeferido por não cumprimento das exigências.
Para fazer novo pedido, o segurado poderá agendar atendimento pelo telefone 135 ou pelo site gov.br/meuinss.

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