Descrição de chapéu Coronavírus

Doria pede isenção de conta de luz para população de baixa renda de SP até julho

Medida depende de autorização da Aneel, agência reguladora

São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (24), pedido feito à Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) para que a população de baixa renda do estado seja isenta de pagamento da conta de luz.

A medida, segundo Doria, é para que não ocorram cortes de energia neste segmento da sociedade durante o período da pandemia de coronavírus.

Após reunião realizada entre o vice-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, com representantes das concessionárias de energia elétrica, foi formalizado pedido para que a suspensão da cobrança ocorra até 30 de julho.

A decisão aguarda deliberação da Aneel, que irá se posicionar sobre o tema ainda na tarde desta segunda-feira, segundo a própria agência.

Isenção do gás

A Comgás anunciou que deixará de cortar o gás de residências e pequenos comércios que não conseguirem pagar em dia contas com vencimento a partir da última segunda-feira (23).

A suspensão dos cortes no abastamento vale até 31 de maio de 2020 e está limitada a clientes que consumiram, em média, até 500 metros cúbicos por mês no primeiro bimestre deste ano.

A medida também inclui hospitais e equipamentos de saúde e passou a valer na segunda-feira para dois milhões de clientes da área de cobertura da Comgás (região metropolitana de São Paulo, Baixada Santista, região administrativa de Campinas e Vale do Paraíba).

A empresa ainda não informou como será a cobrança das contas a partir de maio. A Comgás também não comunicou se poderá estender a medida a clientes que ficaram inadimplentes antes do dia 23 de março.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.