Descrição de chapéu INSS Previdência

Bancos abrem mais cedo para pagamento de aposentadorias do INSS

Risco de contágio de idosos por coronavírus cresce com início de pagamentos nesta quarta (25)

São Paulo

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar nesta quarta-feira (25) os benefícios de 35 milhões de aposentados, pensionistas e outros beneficiários da Previdência.

Em meio ao avanço da pandemia de Covid-19, doença respiratória provocada pelo novo coronavírus, bancos do país estão adotando medidas como a antecipação do horário de atendimento e desaconselhando os saques para reduzir o risco de contágio devido à aglomeração de segurados, principalmente os idosos, nas agências bancárias.

A principal orientação dos bancos aos idosos é que eles não se dirijam às agências para sacar seus salários e, em vez disso, prefiram pagar suas despesas por meio do cartão de débito. O INSS faz essa mesma recomendação.

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) anunciou nesta terça-feira (24) o novo horário de funcionamento das agências bancárias como forma de evitar a propagação do coronavírus devido à proximidade das pessoas que frequentam os locais.

Idosos, gestantes e pessoas portadoras de deficiência terão atendimento exclusivo das 9h às 10h.

Para o restante do público, as agências vão funcionar das 10h às 14h, de acordo com orientações estabelecida pelo Banco Central.

O Bradesco anunciou, também nesta terça (24), um horário especial de atendimento aos aposentados e pensionistas.

Nos dias de pagamento de benefícios, a abertura das agências acontecerá com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h, e será voltada a esse público específico.

Após o encerramento do calendário de pagamentos de benefícios previdenciários, os segurados ainda poderão ser atendidos a partir das 9h, uma hora antes da abertura das agências ao público em geral.

O Banco do Brasil informou ter selecionado agências de maior movimento para, entre 9h e 10h, atender com exclusividade idosos e beneficiários do INSS.

A Caixa Econômica Federal comunicou que também antecipará em uma hora o atendimento ao chamado grupo de risco em 1.619 agências. Os endereços estão disponíveis na página eletrônica do banco.

O Itaú abrirá as suas agências exclusivamente para aposentados e pensionistas entre 9h e 10h.

Para os demais clientes, Bradesco, Itaú, BB e Caixa confirmaram que realizarão o atendimento entre 10h e 14h, antecipando, portanto, o fechamento das agências em duas horas na maioria das localidades do país.

Datas de pagamento de benefícios

O calendário de pagamentos de benefícios da Previdência da competência de março tem início nesta quarta (25) e se estenderá até 7 de abril.

Os pagamentos começam pelos beneficiários com renda de até um salário mínimo (R$ 1.045, neste ano) e, a partir de 1º de abril, passam a ser feitos também para segurados com renda acima do piso.

Para saber em qual data o pagamento de março estará na conta, o segurado deve observar o último número do seu cartão de benefício, sem considerar o dígito que fica após o traço.

Veja abaixo o calendário de pagamentos do INSS da competência de março:

Para beneficiários que ganham até um salário mínimo (R$ 1.045)

Final do cartão Mar/2020
1 25/mar
2 26/mar
3 27/mar
4 30/mar
5 31/mar
6 01/abr
7 02/abr
8 03/abr
9 06/abr
0 07/abr

Para beneficiários que ganham mais de um salário mínimo

Final do cartão Mar/2020
1 e 6 01/abr
2 e 7 02/abr
3 e 8 03/abr
4 e 9 06/abr
5 e 0 07/abr
Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.